Mais lojas de conveniência fecham ou reduzem horário de funcionamento no feriado

Publicado em 31 de dezembro de 2019, em Sociedade

Redes como a Seven Eleven e a Lawson estão fechando algumas de suas lojas no dia de Ano Novo como um experimento para avaliar a reação do consumidor.

Neste Artigo:
&nbspMais lojas de conveniência fecham ou reduzem horário de funcionamento no feriado
Na imagem, uma loja da FamilyMart (ilustrativa/PM)

Principais operadoras de lojas de conveniência estão explorando horários reduzidos de funcionamento no feriado em meio a uma escassez de pessoal e crescente conscientização pública em relação a questões de excesso de trabalho, com a Seven Eleven Japan e a Lawson fechando alguns de seus estabelecimentos no dia de Ano Novo como um experimento para avaliar a reação do consumidor.

Publicidade

A Seven-Eleven fechará cerca de 50 lojas na área metropolitana de Tóquio em 1º de janeiro e reduzirá horários de funcionamento nos dias 2 e 3 durante os três dias de feriado.

Contudo, o experimento não envolverá lojas operadas por donos de franquias. Espera-se que alguns que criticaram a política de operação 24/7 da Seven-Eleven como aplicado no contrato de franquia fechem seus estabelecimentos para o feriado sem a aprovação da companhia.

Uma união trabalhista representando essas franquias apresentaram uma petição para a Seven-Eleven na semana passada buscando permissão para que proprietários estabelecessem seus próprios horários em uma base flexível dado o baixo volume de vendas no período de feriado e a dificuldade de atender as exigências de recrutamento.

A incerteza em torno da política de operação 24/7 deve continuar no ano que vem, visto que a Seven-Eleven encerrou um contrato com um operador de franquia em Osaka que vem fechando sua loja na madrugada e exigiu um feriado no Ano Novo.

Mitoshi Matsumoto, cuja loja fica em Higashiosaka, disse que ele está considerando mover uma ação judicial contra a companhia, provavelmente no início de janeiro.

Sua briga com a gigante japonesa levou a mais operadores de franquias manifestarem suas preocupações sobre excesso de trabalho em meio a uma crise de mão de obra.

Enquanto isso, a Lawson fechará 120 lojas operadas por donos de franquia no dia de Ano Novo após dados passados terem mostrado um pequeno número de clientes no feriado.

Alguns donos de franquias também fecham suas lojas em 31 de dezembro e 2 de janeiro como parte de um experimento para ajudar a informar a tomada de decisão da companhia em 2021 e além.

Já a FamilyMart está tomando uma abordagem diferente para lidar com a escassez de pessoal e queixas de donos de franquias.

A companhia permitirá a 109 donos de franquias a tirarem folga durante o feriado enquanto substitutos fornecidos por ela mantêm as lojas funcionando.

Além das lojas de conveniência, outros setores da indústria varejista também estão tomando um olhar atento a suas políticas em relação a horários de funcionamento no dia de Ano Novo.

Muitas lojas de departamento agora fecham no feriado e começam as vendas do ano em 2 de janeiro, uma mudança de práticas anteriores que viam grandes vendas no primeiro dia do ano para atrair multidões de consumidores.

Mesmo algumas redes de restaurantes de família começaram a fechar seus estabelecimentos durante os feriados de Ano Novo.

A Skylark Holdings fecha grande parte de seus restaurantes a partir das 18h de 31 de dezembro até o meio-dia do Ano Novo.

Fonte: Japan Today


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!