Homem diagnosticado com anisaquíase em Chiba

Passou mal depois de comer sashimi comprado em um supermercado e foi diagnosticado com anisaquíase.

Bandeja de variedades de sashimi (Flickr)

O Centro de Saúde Pública de Kashiwa (Chiba) informou na quinta-feira (26) que um homem na faixa dos 30 anos foi diagnosticado com anisaquíase.

Publicidade

Ele passou mal após ingerir prato com variedade de sashimi comprado na seção de pescados do supermercado Aeon Kashiwa, em 22 deste mês. 

As autoridades sanitárias interditaram o expediente do local durante todo o dia de quinta-feira.

Que doença é essa

A anisaquíase é uma doença parasitária provocada pela larva Anisakis. Ela infecta o estômago e o intestino causando dor intensa na região abdominal, náuseas e vômito, além da febre. Pode levar a pessoa à morte.

Essa larva pode estar presente nos peixes crus como sardinhas e cavalas, além dos mariscos. Por isso, antes de preparar o sashimi é preciso ter cuidado.

Cuidados em casa para evitar a contaminação

A larva Anisakis não morre mesmo deixando os peixes crus de molho no sal ou vinagre. As únicas formas de eliminá-las são congelando a uma temperatura inferior a -20ºC por mais de 24 horas ou preparar os pescados com aquecimento superior a 70ºC.

À esq. anisakis no peixe cavala e à dir. em recipiente de laboratório, para ter ideia do quanto é pequena (MLHW)

Como é muito fina, é quase que imperceptível a olho nu.

O que fazer se tiver sintomas

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar-MHLW recomenda também evitar a ingestão de peixes crus fora de casa, pois não se sabe se cumpriram esses procedimentos.

Porém, ao sentir os sintomas depois de comer peixes ou mariscos crus, deve procurar um médico imediatamente. Só o médico pode detectar o parasita e recomendar um tratamento à base de vermífugo ou removê-lo com procedimentos específicos.

Fontes: Sankei e MHLW

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tradição da grande faxina de fim de ano no Japão

Publicado em 27 de dezembro de 2019, em Tradições do Japão

Saiba os motivos de se fazer a grande faxina no final do ano, cujo costume se transformou em tradição, típica do povo japonês.

Imagem ilustrativa de spray para limpar vidros (PxHere)

“Se mantenho a casa limpa por que fazer a grande faxina?” pode se perguntar. De fato, com a correria do cotidiano porque iria separar um grande tempo extra para fazer o que se chama de oosouji (大掃除)?

Publicidade

Você pode fechar um ano e iniciar outro sem fazer a grande faxina. Mas o povo japonês sente que falta algo se não fizer isso. Portanto, pode ser uma questão de sentimento. Compreenda isso!

Limpeza = purificação 

Para compreender esse aspecto cultural, já tão enraizado, é preciso voltar no tempo. Ao que tudo indica deve ter começado com o susuharai (煤払い) ou retirada da poeira ou fuligem.

No passado, todas as casas tinham uma espécie de lareira no chão (irori, 囲炉裏) e fornalha. Assim, o seu interior ficava cheio de fuligem. Remover essa fuligem era um símbolo de limpeza. Mas a palavra susuharai também traz o significado de se purificar. 

Irori, uma espécie de lareira e fogareiro, motivo da fuligem na casa (Wikipedia)

Esse ritual de retirada dessa poeira era realizado em 13 de dezembro, data auspiciosa no calendário lunar, exceto para casamento. 

Isso ocorria nessa data porque a remoção de fuligem não era apenas uma limpeza, mas um evento sagrado de purificação para receber a divindade do ano novo. Assim, templos e santuários o faziam e mantêm a tradição até os dias atuais.

Fazendo uma analogia é como a empresa que recebe um cliente. O ambiente limpo deseja boas vindas a ele. Assim é a casa no ano novo, para que a divindade possa entrar e se sentir bem.

Significados da limpeza de cada ambiente

As casas japonesas, em geral, têm um altar ou oratório. Esse deve ser cuidadosamente bem limpo. 

A cozinha é um local onde se prepara os alimentos da família, indispensáveis para o cotidiano. Se ela não estiver impecavelmente limpa poderá ir perdendo a energia vital e também a sorte poderá se afastar. 

Banheiro (Pexels)

Da mesma forma banheiros e pias devem estar sempre muito bem limpos. São locais onde têm a energia da água, que no Feng Shui representa a circulação do dinheiro e prosperidade. 

E claro, sala é o espaço de lazer e reunião da família e convidados, a sala de jantar o local sagrado das refeições, os quartos onde se repousa o corpo, portanto, como os outros ambientes deve estar sempre limpo.

Portanto, a casa é um local onde os moradores da família ganham energia. E no Ano Novo se servem de zoni (お雑煮), aquela sopa feita com mochi, para renovação dessa energia (toque aqui para saber como preparar). 

Bênçãos do Novo Ano

Assim como não se vê templos ou igrejas sujas, ao contrário, estão sempre muito limpas e ordenadas, a casa também. Aproveita-se para se desapegar do que está quebrado, do que não serve mais ou do que está em desuso. Limpa-se de canto a canto, sem deixar uma poeira sequer. 

Não existem regras de como fazer, mas se deve prestar atenção aos locais onde não limpa com frequência como os exaustores, aparelho de ar-condicionado, cantinhos do quintal ou da varanda, etc.

Depois de tudo bem limpo, em especial onde tem água, que deve ficar brilhando, as famílias colocam os adornos de final e começo de ano. Cada um deles tem um significado, sempre auspicioso.

Portanto, se quiser fazer essa super faxina para sentir essa renovação de energia, bom trabalho! Aproveite para colocar os adornos típicos de Ano Novo na sua casa (toque aqui para ler a matéria). Saiba também sobre os significados dos alimentos do banquete chamado de osechi ryouri.

E feliz 2021!

Zoni ou Ozoni, a sopa de mochi servida no Ano Novo (Wikipedia)

Fonte: All About

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!