Descoberta de metais raros no fundo do mar da EEZ do Japão

Publicado em 12 de dezembro de 2019, em Sociedade

Esses metais raros são suficientes para abastecer o Japão por 300 anos de uma preciosa matéria-prima. Veja para que servem.

Neste Artigo:
&nbspDescoberta de metais raros no fundo do mar da EEZ do Japão
Foto em close dos nódulos de manganês descobertos no solo do oceano, da ZEE do Japão (Jamstec via ANN)

Equipes de pesquisa do Instituto de Tecnologia Chiba, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada e da Universidade de Tóquio anunciaram na quarta-feira (11) que confirmaram, pela primeira vez no mundo, que há uma gama de massas de metais raros dentro da ZEE-Zona Econômica Exclusiva do Japão no solo do fundo do mar de Minamitorishima.

Publicidade

Os pesquisadores usaram ondas sonoras como método para examinar com precisão a distribuição de nódulos de manganês no fundo do mar.

Em torno de Minamitorishima foi confirmada que há uma área densa e promissora desses nódulos, também chamados de polimetálicos, com deposição de óxidos de ferromanganês e outros elementos no solo dos oceanos.

&nbspDescoberta de metais raros no fundo do mar da EEZ do Japão
Foto mais ampla mostra fartura dos nódulos de manganês (Jamstec via ANN)

No resultado de avaliação quantitativa foi constatado que há recursos de cobalto de cerca de 4,7 milhões de toneladas. Esse precioso metal é matéria-prima das baterias de íons de lítio.

A área de distribuição é comparável à soma de Shikoku com Kyushu, e as reservas são equivalentes a cerca de 300 anos de demanda de cobalto no Japão. 

Esses nódulos de manganês, parecidos com bolas, também estão fora da ZEE. E a China já obteve direitos de mineração em algumas áreas. A maior parte do cobalto é produzida na China e na República do Congo, cujo preço não é estável.

Fontes: Japan Metal, Aist e ANN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão