O mega-aeroporto mais pontual do mundo

Apesar de tráfego pesado, Haneda gerou 85.6% de seus voos pontualmente em 2018, fazendo com que ele se tornasse o mega-aeroporto mais pontual no mundo.

O aeroporto é oficialmente chamado de Tokyo International Airport (banco de imagens PM)

Haneda, oficialmente chamado de Tokyo International Airport, é o quinto aeroporto mais movimentado do mundo, com quase 87 milhões de passageiros passando por ele em 2018. Ele ultrapassa os principais centros internacionais de Chicago O’Hare (83 milhões), Heathrow (80 milhões) e Hong Kong (74.5 milhões) em termos de demanda de passageiros.

Publicidade

Apesar de tráfego pesado, Haneda gerou 85.6% de seus voos pontualmente em 2018, fazendo com que ele se tornasse o mega-aeroporto mais pontual no mundo – uma característica notável considerando que a média para um aeroporto de seu tamanho foi de somente 77.1%.

Isso é de acordo com dados do grupo analista de aviação OAG. A empresa analisou 58 milhões de registros de voos de 2018 com a finalidade de fazer suas avaliações.

Ainda mais impressionante é que Haneda vem sendo constantemente pontual, com o título por quatro a os consecutivos.

Então, como esse portal de Tóquio acomoda tal volume exorbitante de viajantes, enquanto também é eficiente, limpo e acolhedor?

Sua pontualidade é em parte graças à absoluta determinação de seus funcionários, que têm ajuda de uma série de tecnologias inovadoras, as quais são usadas em todo o aeroporto.

Manipuladores de bagagens: uma engrenagem fundamental

No lado doméstico do aeroporto, manipuladores de bagagens da Japan Airlines erguem 17.000 bagagens todos os dias. Eles são engrenagens fundamentais nas operações de voos sem fim e devem ser ágeis, visto que a companhia aérea visa entregar as bagagens do avião para os passageiros em 10 minutos.

Esses funcionários fazem alongamentos antes de cada turno para evitar tensão muscular.

E para aumentar a eficiência, a aérea está testando uma nova vestimenta robótica chamada ATOUN Model Y.

O exoesqueleto vestível fornece suporte extra para a parte inferior do corpo, usando motores e sensores para antecipar quando assistência mecânica é necessária. Seu suporte tem foco na região lombar, dando a sensação de que a bagagem está mais leve, e reduzindo a força física sobre o corpo.

“Com esse aparelho, a velocidade e precisão da operação são melhoradas”, disse Kotaru Shintani, supervisor de manipulação em solo para a Japan Airlines. Ele frisa também que os manipuladores ficam menos exaustos até o fim do dia.

Similar ao Model Y, a Japan Airlines e a ATOUN estão trabalhando para criar um dispositivo para suporte dos braços. Eles esperam que a tecnologia os ajude a lidar com mais carga e aumente seu leque de trabalhadores, visto que o trabalho fica fisicamente menos rigoroso.

A importância da pontualidade na cultura japonesa

Esse comprometimento com a pontualidade se estende para outras partes do aeroporto também.

No terminal internacional, viajantes são recebidos por uma experiência distintivamente japonesa de aeroporto.

No andar do mezanino acima do check in, há uma rua comercial inspirada no século 17 do Japão, incluindo uma réplica de uma ponte, a Nihonbashi, construída com madeira de cipreste Yoshino.

A rua comercial no estilo Edo abriga 30 restaurantes que servem sushi, yakitori e oden aos clientes que estão compressa. Dentre eles está o Katsusen, um restaurante especializado em tonkatsu, ou costeleta de porco frita. O restaurante cozinha para cerca de 300 clientes por dia, e para muitos deles, o tempo é essencial.

De acordo com o gerente do Katsusen, Hideyaki Kimihara, lidar com a pressão se deve à mentalidade de seu pessoal. Muitos dos trabalhadores em Haneda foram socializados para considerar a pontualidade sagrada desde a tenra idade.

“As pessoas no Japão são criadas com esse costume”, disse ele. “Assim que você se torna adulto, a importância da pontualidade já está marcada na sua mente”.

Além do tempo

Não é somente a pontualidade que torna esse aeroporto tão popular entre viajantes frequentes.

Pelos últimos seis anos, o Aeroporto de Haneda ganhou classificação de qualidade de cinco estrelas da Skytrax. Somente 12 aeroportos foram certificados com cinco estrelas, e o Haneda é o único aeroporto dentre os cinco mais movimentados do mundo que recebeu status de “primeira classificação”.

Rotineiramente Haneda é nomeado o aeroporto mais limpo do mundo pela Skytrax World Airports Awards, e ele recebeu um Japan Toilet Award do governo – graças às instalações acessíveis e bem mantidas do aeroporto.

Enquanto isso, Haneda ficou em segundo lugar nos rankings de melhores aeroportos da Skytrax em 2019, subindo uma posição em relação ao ano anterior. Ele também foi premiado como o Melhor Aeroporto Doméstico do Mundo e pelas melhores instalações para passageiros com mobilidade reduzida.

O aeroporto também é muito conveniente, já que fica a menos de meia hora de trem da estação de Tóquio, o terminal ferroviário central da cidade.

Mais passageiros chegando

Por enquanto, Haneda conecta viajantes a 49 aeroportos dentro do Japão e 80% de seus passageiros são domésticos.

Entretanto, com as Olimpíadas de Tóquio 2020 se aproximando, há metas ambiciosas para aumentar o número de visitantes internacionais para o Japão no próximo ano, e Haneda será um portal fundamental para o país.

A Organização de Turismo do Japão espera receber 40 milhões de viajantes em 2020, quase quatro vezes os números de 2013. Para facilitar o crescimento, Haneda está adicionando outras 50 rotas internacionais ao seu cronograma de voos diários e passando por uma reorganização de seus terminais.

O desafio para Haneda será manter esses altos padrões com um aumento amplo no tráfego.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Papa Francisco chega ao Japão

Publicado em 23 de novembro de 2019, em Sociedade

Um avião especial transportando o papa pousou no Aeroporto de Haneda em Tóquio um pouco antes das 17h30 de sábado (23).

Papa Francisco desembarcando de uma aeronave da Thai Airways no Aeroporto de Haneda um pouco antes das 17h30 de sábado, 23 de novembro (NHK World)

O papa Francisco chegou ao Japão, marcando a primeira visita ao país por um pontífice em 38 anos.

Publicidade

Um avião especial transportando o papa pousou no Aeroporto de Haneda em Tóquio um pouco antes das 17h30 de sábado (23).

Ele foi recebido pelo vice-primeiro-ministro Taro Aso, estudantes de escola católica e outros.

O pontífice ficará no Japão por 4 dias. No domingo (24) ele visitará as cidades de Nagasaki e Hiroshima, que foram atingidas pela bomba atômica, onde ele deve pedir pela abolição de armas nucleares.

Na segunda-feira (25) ele se encontrará com o imperador Naruhito e o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Ele também se encontrará com sobreviventes do terremoto e tsunami de março de 2011 que atingiram o nordeste do Japão e jovens japoneses. Depois, o papa realizará uma missa no Tokyo Dome.

Na terça-feira (26) ele fará um discurso na Universidade Sophia de Tóquio antes de partir para o Vaticano.

Com cerca de 1,3 bilhão de católicos globalmente, a atenção está focada em quais mensagens o influente líder da Igreja Católica Romana passará para o mundo.

Fonte: NHK World

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!