Assédio do poder matou funcionário da Toyota

Publicado em 19 de novembro de 2019, em Sociedade

Em 2017 um funcionário da Toyota Motor cometeu suicídio. O Escritório de Inspeção de Normas Trabalhistas reconheceu que foi por assédio do poder.

Neste Artigo:
&nbspAssédio do poder matou funcionário da Toyota
Placa da matriz da Toyota Motor (NHK)

A imprensa soube através do advogado da família enlutada que o Escritório de Inspeção de Normas Trabalhistas de Toyota (Aichi) reconheceu a morte de um funcionário da montadora Toyota, de 28 anos, em 2017, como ‘acidente de trabalho’, pelo assédio do poder. 

Publicidade

A causa foi ganha na justiça do trabalho em 11 de setembro deste ano e os familiares pretendem entrar com uma ação de indenização contra a Toyota. 

Com título de doutorado pela Universidade de Tóquio, ele ingressou na empresa em abril de 2015. Depois de um ano de treinamento foi para o departamento de design dos veículos, na matriz.

Em sua rotina diária ouvia o chefe xingá-lo de “bobo”, “idiota” ou “é melhor morrer logo”. Em julho de 2016 pediu licença para tratamento quando foi diagnosticado com TA-transtorno de adaptação. É um transtorno de ansiedade desencadeado por algum fator de estresse.

Em outubro do mesmo ano retornou ao trabalho mas apresentou sinais de depressão, pois na volta o local destinado para se sentar foi em frente ao chefe. Outros colegas contaram que ele dizia “quero morrer”. 

Cerca de 1 ano depois foi encontrado morto no apartamento funcional. 

Na pesquisa conduzida pelo escritório de inspeção o chefe praticamente admitiu que xingava e que foi a causa do afastamento do trabalho da vítima. Mas negou a relação com o suicídio dele.

Embora o escritório não considere morte por acidente de trabalho quando o funcionário não continua o tratamento, nesse caso, analisou que foi o assédio do poder que o levou ao suicídio, por estar em estado de trauma.

Fontes: NHK, Asahi e Mainichi 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão