Vazamento de produto químico da Toyo Tire no rio mata muitos peixes

Muitos peixes do rio morreram em consequência de vazamento de grande quantidade de produto químico da fabricante de pneus.

Funcionários recolhem peixes mortos, às 14h de quinta-feira (Mainichi)

A prefeitura de Iwanuma (Miyagi) recebeu um telefonema de um residente local informando que viu muitos peixes mortos boiando no Rio Gokenbori, por volta das 15h de quarta-feira (2). 

Publicidade

A prefeitura, por sua vez, avisou o departamento responsável da província, o qual fez coleta e análise da qualidade da água. Logo concluiu que a causa foi o hipoclorito de sódio e procurou pelo local que usa o produto químico. 

A indústria Toyo Tire usa esse produto para esterilizar a água de resfriamento usada no processo de fabricação dos pneus. Houve vazamento de cerca de 250 litros, o qual foi interrompido por volta das 18h do mesmo dia. 

Por causa desse acidente a Toyo Tire destacou 50 funcionários para recolher os peixes mortos do rio, na extensão de 1,2Km, desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira (3). Foram retirados peixinhos dourados, carpa, gobioidei e outros. 

Rio onde as crianças pescavam está poluído

O homem que viu os peixes mortos disse para o jornal Mainichi sobre sua preocupação com o rio. “Aqui muitas crianças pescam e fiquei pensando o que poderia acontecer se comessem um peixe contaminado. Por isso liguei logo”, declarou.

Uma mulher que mora nas proximidades disse “é muito decepcionante que o ecossistema tenha colapsado pelo erro da fábrica”. 

Apesar da direção da Toyo Tire ter apresentado pedido de desculpas e dito que verificará a causa para evitar a recorrência não explicou o que vai fazer com o rio.

Fontes: Kahoku Shimbun e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gunma pode ser o segundo caso de peste suína em Kanto

Publicado em 4 de outubro de 2019, em Sociedade

Depois de ter sido encontrada peste suína em Saitama pode ser que Gunma também, já que o teste deu resultado positivo.

Trabalho de desinfecção dos veículos que transportam os porcos (JNN)

O governo da província de Gunma informou na sexta-feira (4) que está aguardando pelo resultado do exame de DNA para confirmar se é mesmo peste suína em um javali silvestre.

Publicidade

Segundo o informativo o javali foi capturado em 28 de setembro na cidade de Fujioka e o resultado do exame dos anticorpos foi positivo, na quinta-feira (3).

Se o teste genético for positivo, há 12 fazendas de suinocultura em um raio de 10Km do local da captura do javali, as quais passarão a ser designadas monitoradas pelo Centro de Higiene da Pecuária da Província de Gunma. 

Nesse caso as criações, com cerca de 7,8 mil cabeças, serão verificadas, informou o governo.

Depois que o governo de Gunma soube dos casos de Saitama e Nagano, províncias vizinhas, veio pulverizando vacinas para os javalis silvestres e também foi fortalecido o esquema de quarentena, fazendo desinfecção dos veículos de transporte dos porcos. 

A província de Gunma é a quarta maior produtora de suínos do país. 

Fontes: Asahi, Sankei, JNN e Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!