Tufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku

Publicado em 10 de outubro de 2019, em Sociedade

Quando o ainda ‘violento’ tufão Hagibis se aproximar do arquipélago principal deverá estar na classe ‘muito forte’, por isso, veja a previsão.

Neste Artigo:
&nbspTufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku
Perigoso tufão e previsão de seu curso (Tenki)

Classificado grande e ‘violento’, o tufão Hagibis mantém a pressão atmosférica central de 915hPa, na manhã de quinta-feira (10), com velocidade máxima do vento no centro de 55m/s, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.

Publicidade

Ele está a 290Km da Ilha Iwo, localizada entre o Japão e Saipan, se movendo de forma mais lenta, a 15Km/h. A previsão é de que continue com essa potência, de ‘violento’, até 6h de sexta-feira (11). 

No sábado (12), já mais próximo do arquipélago principal, perde um pouco a potência, mas continua na classe ‘muito forte’. 

Risco de atingir em cheio 

&nbspTufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku
Tufão classificado como ‘violento’ tem o olho bem nítido e sua área é grande (NHK)

Há forte risco de atingir as regiões Kanto e Tohoku, entre sábado e domingo. Antes de cobrir essas regiões, a área de forte tempestade passa sobre parte de Kansai e Tokai.

No sábado pela manhã a costa do Oceano Pacífico deverá ter elevação de ondas. Parte de Shikoku e Kansai deverá ter rajadas de vento muito fortes, enquanto em Tokai e Kanto começa a chuva com tempestade.

&nbspTufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku
Áreas em vermelho indicam chuva acima de 320mm e na faixa amarela, pluviosidade de 160 a 320mm, de 6.ª a domingo (Weather News)

A previsão é de até 400mm de chuva em Tokai enquanto em Kanto, superior a isso.

Embora ainda não se pode dar o horário da aproximação do tufão em Tokai, Kanto e Tohoku, deverá ser entre sábado à tarde e manhã de domingo.

Não saia de casa 

Em parte de Tokai, Kanto e Tohoku há risco de interrupção de energia elétrica e água caso ocorram danos, como foi em Chiba, com o tufão n.º 15. 

Em Kanto as rajadas de vento estimadas são iguais ou superiores a 40m/s ou 144Km/h. São suficientes para derrubar caminhões e colocam a vida da pessoa em risco, pois não se consegue ficar de pé. 

Prevenção 

Por isso, a recomendação é de se prevenir, colando fitas adesivas nas janelas e portas de vidro para evitar de serem rompidas. Mas também outros cuidados de prevenção como deixar comprado alimentos que não precisem ir ao fogo, deixar as lanternas preparadas, smartphones carregados, banheira cheia para o caso de ocorrer corte de água. E também recolher as coisas da varanda ou quintal.

Os eventos estão sendo transferidos ou cancelados, as companhias de trem e avião estão considerando fazer operação controlada e, provavelmente, alguns trechos das vias expressas serão interrompidos para tráfego. 

Fique atento às novas informações sobre o tufão, mas sobretudo, faça os preparativos da prevenção ainda enquanto não está chovendo. 

&nbspTufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku
Tabela que mostra tempestade, vento forte e chuva forte, por região, em faixas horárias de sábado a 2.ª feira (Weather News)
Fontes: Tenki, AMJ, NHK e Weather News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!