Tufão Hagibis: rios transbordam e inundam cidades de Mie

Por causa da aproximação do tufão de número 19 cidades litorâneas de Mie estão inundadas. Cuidado com a chuva provocada pelo Hagibis.

Bairro de Ise inundado por causa do rio que transbordou (CBC TV)

Embora não tenha notícias de vítimas até as 13h de sábado (12) parte das populações das cidades de Ise, Toba e Shima, todas de Mie, tiveram aviso de evacuação por causa do transbordamento dos rios. Além disso, parte da cidade de Ise teve apagão.

Publicidade

Dois rios de Ise transbordaram e inundaram as áreas. Em Kusube-cho, bairro de Ise, há residências com cerca de 1 metro de água, por volta das 10h. 

O repórter da CBC TV encontrou um casal que ficou ilhado no segundo piso do sobrado por não ter conseguido ir para o abrigo a tempo. A casa está com inundação de cerca de 80 centímetros. 

Também há áreas próximas a essas cidades com riscos de deslizamentos. 

Segundo o boletim meteorológico, depois de Mie é a vez de Nagoia (Aichi) a ter a aproximação do tufão de número 19, por volta das 15h deste sábado. 

A recomendação é seguir as instruções das autoridades e bombeiros do seu bairro ou cidade. 

Inundação em larga escala em Mie (CBC TV)

Fontes: CBC TV e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Picos do tufão Hagibis em Tokai

Publicado em 12 de outubro de 2019, em Sociedade

O grande e forte tufão de número 19 está se aproximando do arquipélago principal mantendo sua potência. Veja os picos na região Tokai.

Previsão da chuva às 16h30 em Tokai, grave em Shizuoka (Tenki)

Uma das fortes características do tufão Hagibis é o seu diâmetro gigantesco, de tempestade e chuva. Segundo o meteorologista do Observatório de Meteorologia de Nagoia (Aichi), o 19.º tufão tem 650 quilômetros de área, fazendo com que o tempo da tempestade seja longo. 

Publicidade

Ao meio-dia as províncias de Aichi e Mie estão sob essa forte área de tempestade. No período da tarde deverá aumentar a velocidade para atingir em cheio parte da região Tokai, em Shizuoka, e depois segue para Kanto e Tohoku. 

Os picos de maior intensidade da influência deste tufão deverá ser entre 16 ou 17h até 21h, especialmente em Aichi e parte de Gifu.

Na província de Mie o índice pluviométrico ultrapassa o volume de todo o mês de outubro, especialmente nas áreas de Ise e Shima.

O pico da chuva de 200 a 300mm/h em Aichi e Mie deverá ser entre 15h às 18h, o que requer vigilância.

Quando anoitecer a chuva deverá cessar, mas o vendaval permanece. A intensidade dessas rajadas de vento é forte ao ponto de não permitir que uma pessoa fique de pé na rua. Por isso, a recomendação é de vigilância mesmo depois da chuva. 

Mas, em Shizuoka que já está sob chuva forte e tempestade, todo cuidado é pouco. A previsão é de que no final da tarde ou começo da noite seja atingida pelo temido tufão. 

A recomendação para a população dessa província é que busque um abrigo antes do anoitecer caso perceba que a situação externa está ficando perigosa. E também, fique atento às instruções das autoridades e bombeiros locais. Não subestime as consequências deste tufão pois já causou 1 morte e vários feridos. 

Fontes: CBC TV, Tokai TV e Shizuoka Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!