Temido tufão Hagibis: começa prevenção em Tokai e Koshin

Publicado em 10 de outubro de 2019, em Sociedade

Com a aproximação do grande e ‘violento’ tufão de número 19 começam os preparativos para a prevenção, tanto em Tokai quanto em Koshin.

Neste Artigo:
&nbspTemido tufão Hagibis: começa prevenção em Tokai e Koshin
Previsão do curso do tufão n.º 19, das 12h de 5.ª feira (NHK)

É muito provável que o tufão Hagibis, o 19.º do ano, se aproxime ou chegue à região Tokai, durante seu curso para Kanto, entre sábado (12) e domingo (13), trazendo forte tempestade e muita chuva. 

Publicidade

Os efeitos do tufão já podem ser sentidos em Owase (Mie), onde o céu está nublado e com chuviscos ocasionais desde a manhã de quinta-feira (10). A Associação dos Pescadores iniciou o deslocamento das embarcações para locais mais seguros. Elas foram imobilizadas pelos pescadores para prevenção ao temido tufão.

O mesmo foi feito no Porto de Shimoda (Shizuoka). Pescadores que moram na Ilha Kozu (Kozushima) também já se deslocaram na primeira hora da manhã para Shimoda a fim de se protegerem dos danos do tufão. 

Afinal, a previsão para a área leste de Shizuoka é de rajadas de vento de 30m/s e precipitação de 300mm no sábado. 

&nbspTemido tufão Hagibis: começa prevenção em Tokai e Koshin
Pescador imobiliza sua embarcação em Owase (Tokai TV)

Em Toyama e Nagano os agricultores que possuem propriedades de cultivo da maçã se apressam para a colheita com receio de danos. Se a média da colheita diária é de 700Kg tentam aumentar isso para 3 toneladas, já que não querem passar pela mesma experiência do ano passado, com o devastador tufão 21. 

Medidas públicas

Em Izu (Shizuoka) o conselho da cidade já se reuniu de manhã para decidir pela abertura dos abrigos à população que pode necessitar de evacuação. A cidade e as ilhas foram fortemente danificadas pela chegada do tufão 15 e ainda nem se recuperaram.

Às 13h o governo mandou instalar uma sala de coleta de informações no Centro de Gerenciamento de Crises, por causa da aproximação do temido tufão, a partir de Kyushu e Shikoku. Estarão de plantão para medidas de emergência. 

Transporte público e eventos

A JR East e Tokai informaram que há possibilidade de paralisar linhas no sábado e domingo. Os usuários devem consultar a página web.

A Copa de Mundo de Rugby também será afetada. A comissão organizadora informou que por medidas de segurança a partida entre as seleções da Nova Zelândia e Itália, que seria realizada no final da tarde de sábado, no Estádio da Toyota, foi suspensa. As pessoas que pagaram pelo ingresso terão seu dinheiro devolvido.

&nbspTemido tufão Hagibis: começa prevenção em Tokai e Koshin
Toyota Stadium, onde seria realizado jogo da Copa do Mundo de Rygby (Tokai TV)

Os eventos como festival de fogos de artifício e outros ao ar livre estão sendo cancelados em grande parte do país.

Prevenção urgente

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ fez uma séria recomendação na manhã de quinta-feira. Pede urgência nos preparativos de prevenção, tanto dentro quanto fora de casa, recolhendo objetos do quintal e varanda, enquanto não começa a chover. Ou seja, entre quinta e sexta-feira.

Além disso, providenciar água e comida, lanterna ou velas, saber qual é o abrigo mais próximo no caso de evacuação, deixar o smartphone carregado e conferir se a mochila de emergência está em dia.

A prevenção é uma forma de proteger a vida.

Fontes: AMJ, Tokai TV, CTV, NHK, JNN e SUT TV


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!