Símbolo de Okinawa é destruído pelo fogo

Publicado em 31 de outubro de 2019, em Sociedade

O Castelo de Shuri, patrimônio mundial, foi quase todo destruído pelo incêndio que começou de madrugada.

Neste Artigo:
&nbspSímbolo de Okinawa é destruído pelo fogo
Monumento principal do Castelo de Shuri consumido pelo fogo (Asahi)

Por volta das 2h40 de quinta-feira (31) o Corpo de Bombeiros de Naha (Okinawa) recebeu chamada da empresa de segurança, avisando sobre o incêndio no Castelo de Shuri, monumento e área tombados pelo patrimônio nacional.

Publicidade

De acordo com informações da polícia os salões principal (正殿), norte (北殿) e sul (南殿) foram destruídos pelo fogo.

Mais de 10 unidades dos caminhões de combate às chamas foram enviados para o patrimônio, cujas estruturas são de madeira. 

&nbspSímbolo de Okinawa é destruído pelo fogo
Às 7h o fogo ainda não tinha sido extinto, conforme imagem aérea (ANN)

Como o incêndio se alastrou, bombeiros e policiais instruíram os residentes vizinhos do Castelo de Shuri para evacuar para um salão público próximo.

A companhia de segurança é que percebeu o fogo pelo sensor e quando um dos vigias foi conferir já estava instalado o incêndio no salão principal. Não há relatos de vítimas, mas um dos bombeiros teve desidratação e foi internado. 

Pessoas relacionadas ao Festival do Castelo de Shuri estiveram trabalhando até tarde da noite, no salão principal. Elas já tinham deixado o local quando o incêndio começou mas estão sendo ouvidas para apurar a causa.

A imprensa entrevistou várias pessoas que moram nas imediações, as quais lamentaram e respondiam chorando às entrevistas.

Patrimônio de Okinawa e da cultura Ryukyu

&nbspSímbolo de Okinawa é destruído pelo fogo
Salão principal do Castelo de Shuri, em dezembro de 2018 (Asahi)

O Castelo de Shuri foi por 450 anos o centro da política e da cultura no Reino Ryukyu (1429 a 1879), mas foi destruído em 1945 pela Batalha de Okinawa na Segunda Guerra Mundial. 

O portão do guardião foi restaurado em 1958 e a restauração do salão principal foi concluída em 1992. Em 2000 as ruínas do Castelo Shuri foram registradas como Patrimônio Mundial como “Gusuku e grupos relacionados ao patrimônio do Reino Ryukyu”.

O salão principal do Castelo Shuri se deteriorou devido à forte luz do sol, vento e chuva, por isso, em dezembro do ano passado, o trabalho de repintura de laca foi concluído depois de 2 anos e 3 meses. Foi a primeira vez que essa obra foi realizada desde a abertura do parque em 1992. A repintura com laca natural demanda tempo pois é um trabalho artesanal refinado.

Fontes: ANN, Asahi, NHK e Okinawa Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão