Seven-Eleven Japan encerrará operações 24 horas em algumas lojas

Encerramento de operações 24 horas em alguns estabelecimentos para endereçar uma escassez de mão de obra.

Loja da Seven-Eleven (banco de imagens PM)

A Seven-Eleven Japan disse na segunda-feira (21) que encerrará operações 24 horas em alguns estabelecimentos, tornado-se a primeira grande operadora de rede de lojas de conveniência a reduzir o funcionamento desse tipo para endereçar uma escassez de mão de obra.

Publicidade

Oito lojas começarão a reduzir as horas operacionais a partir de 1º de novembro enquanto acham cada vez mais difícil encontrar pessoal para trabalhar no turno da noite.

Lojas adicionais também podem reduzir suas horas de funcionamento, reunindo cerca de 200 estabelecimentos, de um total de 21.000 a nível nacional, que estão atualmente tentando reduzir horas em caráter experimental.

“Conversaremos com donos de lojas em linha com nossas novas diretrizes. Eles tomarão uma decisão final” sobre se reduzir as horas de operação, disse o presidente da Seven-Eleven Fumihiko Nagamatsu em um comunicado de imprensa.

“Uma operação 24 horas é preferível se há necessidade por parte dos clientes. Mas algumas lojas não podem fazer isso, mesmo querendo, devido à escassez de pessoal”, disse ele.

A maior operadora de rede de lojas de conveniência do Japão em número de estabelecimentos introduziu o negócio 24 horas em 1975. As operações sem descanso também são destinadas a melhorar a eficiência ao permitir coisas como reestocar prateleiras durante o período noturno, disse.

Entretanto, a Seven-Eleven Japan decidiu tentar reduzir as horas operacionais após um dono de franqueada em Osaka ter despertado controvérsia, dizendo que reduziu as horas de funcionamento em sua loja sem ter aprovação da operada da franquia por causa de  falta de pessoal.

Dentre outras grandes redes de lojas de conveniência, a FamilyMart disse que 612 lojas, ou 3,7% de total de suas franqueadas, também estão tentando reduzir as horas em caráter experimental.

Um porta-voz da FamilyMart disse que empresa decidirá se encerrará as operações 24 horas após o término desse período experimental.

A Lawson disse que cerca de 100 de suas lojas atualmente não funcionam no período noturno, já que contratos com donos de franquias não exigem que elas fiquem abertas 24 horas. Mesmo assim, para mitigar a escassez de pessoal, a empresa decidiu fechar cerca de 100 lojas no dia de Ano Novo de 2020.

A escassez de mão de obra representa uma séria ameaça a outras indústrias, incluindo restaurantes, construção e enfermagem, enquanto a população japonesa envelhece rapidamente.

A força de trabalho do Japão deve diminuir 20 por cento em 2040 a partir dos níveis de 2017 devido a um declínio populacional, mas isso poderia ser mitigado com mais mulheres e idosos se juntando ao mercado de trabalho, mostrou um estudo do governo realizado no início deste ano.

O Japão iniciou um novo sistema de visto em abril para trazer mais trabalhadores estrangeiros a fim de ajudar as indústrias que estão enfrentando dificuldades com uma grave escassez de mão de obra.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terrorismo descartado: fumaça negra perto do Palácio Imperial

Publicado em 22 de outubro de 2019, em Acidentes

Com a ocorrência de um acidente levantou-se uma grande fumaça negra e a possibilidade de ato terrorista foi descartada.

Próximo ao Palácio Imperial na manhã de terça-feira (Sankei)

De acordo com informações do Departamento de Polícia Metropolitana ocorreu um acidente por volta das 6h05 de terça-feira (22), data da cerimônia de entronização do imperador. 

Publicidade

Um caminhão teve o pneu da traseira esquerda estourado, no túnel do anel interno da via expressa Metropolitana de Tóquio em Nagata-cho Chiyoda-ku, área adjacente ao Palácio Imperial. Ocorreu incêndio e levantou-se uma imensa fumaça negra.

O caminhão transportava 6 veículos usados e o motorista, na faixa dos 40 anos, saiu ileso.

A polícia informou que o incêndio foi extinto em cerca de 1 hora e que não se tratava de ato terrorista. Toda essa área está com restrições no tráfego e vigilância reforçada

Fontes: NHK, ANN e Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!