Número de nascimentos no Japão continua diminuindo

Uma taxa de nascimento em declínio ameaça a sustentabilidade de programas de seguridade social.

Número de nascimentos diminui a um ritmo mais rápido que o esperado (ilustrativa/banco de imagens PM)

O número de bebês nascidos no Japão está diminuindo ainda mais rápido que o esperado, evidenciando a necessidade de suporte para as famílias a fim de evitar um desgaste maior sobre a rede de segurança social e economia da nação.

Publicidade

Nascimentos no período entre janeiro a julho caíram 5.9% no ano somando 518.590, a queda mais acentuada em 30 anos, mostram dados preliminares do ministério da saúde. Isso marca o quarto ano consecutivo de declínio e uma diminuição mais abrupta do que a de 2% para os primeiros 7 meses de 2018.

O Japão está no ritmo de registrar menos de 900.000 nascimentos neste ano, após quebrar o patamar de 1 milhão em 2016.

A taxa de fertilidade – o número médio de crianças que uma mulher dar à luz – caiu em 2018 pelo 3º ano consecutivo para 1.42. O governo buscou aumentar esse número ao construir creches e encorajar trabalhadores a tirar licença maternidade e paternidade, com pouco sucesso.

Há 2 anos, o Instituto Nacional de Pesquisa Populacional e Segurança social projetou 912.000 nascimentos em 2019. O instituto não previu que o total do Japão pudesse cair para menos de 900.000 por outros dois anos.

Uma taxa de nascimento em declínio ameaça a sustentabilidade de programas de seguridade social como serviços de saúde, aposentadorias e cuidados de enfermagem, em que a população em idade ativa dá suporte aos idosos. Escassez de mão de obra está ocorrendo em alguns setores, desencorajando a potencial taxa de crescimento econômico do Japão.

A taxa de nascimentos do Japão entre mulheres na faixa dos 30 anos difere pouco do nível de 1.7 a 1.9 na França e na Suécia, mas o número é bem menor para japonesas na faixa dos 20. Aumentar esse número depende da criação de um ambiente que favoreça uma decisão para ter um filho.

Visto que funcionários a tempo integral no Japão tipicamente trabalham em uma única empresa até se aposentarem, tirar tempo livre para dar à luz ou criar filhos pode prejudicar suas carreiras.

Isso levou as mulheres a terem filhos mais tarde na vida, tornando difícil para elas terem um segundo filho se desejarem. Medidas para mudar isso poderiam incluir ter mais corporações que permitem aos homens participarem da criação dos filhos, cita o Asia Nikkei.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Festival de Echizen se coloriu de verde e amarelo

Publicado em 7 de outubro de 2019, em Comunidade

O tradicional Festival de Outono de Fukui ganhou um toque de brasileirice com apresentações de samba e comidas típicas.

Cena do festival em Echizen (Fukui Shimbun)

Entre as festividades do tradicional Takefu Chrysanthemum Doll 2019, co-patrocinado pelo Fukui Shimbun, foi realizada uma festa brasileira no Takefu Central Park, em Echizen (Fukui), no domingo (6).

Publicidade

Um dos pontos altos foi o desfile de samba por bailarinos profissionais, com trajes bem coloridos e brilhantes como do carnaval no Brasil, ao som da percussão que faz todo mundo tirar os pés do chão. 

Mas também barracas com comida brasileira deram o sabor verde amarelo, criando um clima de harmonia entre os residentes locais. 

O intercâmbio entre o Japão e o Brasil foi através da comida e da dança pelo lado brasileiro e do festival de crisântemos da cidade, promovendo a coexistência multicultural.

De 12 a 14 deste mês é a vez do festival da Ásia, para integração entre os povos. Haverá barracas de comidas típicas das Filipinas, Turquia, China, Coreia do Sul e Tailândia, no mesmo local.

Fonte: Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!