Toyota testa carro coberto de painéis solares

Publicado em 24 de setembro de 2019, em Sociedade

Essa é a motivação audaciosa por trás de um projeto da Toyota, Sharp e NEDO para testar um Prius que poderia revolucionar o transporte.

Neste Artigo:
&nbspToyota testa carro coberto de painéis solares
Teste com Prius que poderia revolucionar o transporte (YouTube/All News Videos)

Coloque junto os melhores painéis solares que o dinheiro pode comprar, baterias suficientes e décadas de conhecimento em fabricação de carros e, teoricamente, um veículo pode funcionar para sempre.

Publicidade

Essa é a motivação audaciosa por trás de um projeto da Toyota Motor, Sharp e da Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO, na sigla em inglês), para testar um Prius que poderia revolucionar o transporte.

“A vantagem do carro solar é que – enquanto ele não possa viajar a longo alcance – é realmente independente de instalações de abastecimento”, disse Koji Makino, gerente de projetos na Toyota.

Mesmo se carros completamente elétricos superarem veículos movidos a produtos do petróleo em vendas, eles ainda precisam ser conectados, o que significa a construção de uma rede de estações de abastecimento em todo o globo.

O sol, por outro lado, brilha todos os dias sem custo, e quando tal energia é pareada com capacidade de bateria suficiente para impulsionar automóveis à noite, carros movidos à energia solar poderiam ultrapassar todas as tecnologias de nova energia sendo desenvolvidas, de híbridos plug-in a veículos movidos a hidrogênio, em uma única leva.

Entretanto, ainda há muito trabalho para chegar a essa eficiência.

“Essa não é uma tecnologia que vamos ver amplamente usada nas próximas décadas”, disse Takeshi Miyao, analista de automóveis na consultoria Carnomrama. “Vai levar muito tempo”.

Não é por falta de tentativa. A Toyota e a Hyundai já introduziram modelos comerciais com painéis solares no teto, mas eles não tiveram força suficiente e mal podiam fornecer energia ao sistema de som.

Um híbrido plug-in Prius que é vendido por mais de ¥3 milhões oferece painéis solares como opção, mas eles só podem carregar a bateria quando estacionados. A quantidade máxima de energia para dirigir dura cerca de 6Km, disse Mitsuhiro Yamazaki, diretor da divisão de sistemas de energia solar da NEDO.

A Toyota vem testando um novo Prius movido a energia solar desde julho, embora reconheça que carros rodando direto sem se conectar a uma mangueira ou plug estão distantes. Mesmo assim, a empresa disse que a pesquisa vai dar frutos de outras maneiras.

De fato houve alguns avanços, principalmente devido aos progressos da Sharp. O protótipo de painel solar converte a luz do sol a um nível de eficiência de mais de 34%, comparado a 20% dos atuais painéis no mercado.

A aposta da Toyota é uma das muitas que a montadora número 1 do Japão está colocando no futuro dos transportes. Com a Volkswagen AG e outras titãs enfrentando futuros incertos enquanto novas tecnologias e modelos de negócios oscilam na indústria global de $2.23 trilhões (¥240.8 trilhões), elas estão investindo bilhões de dólares em carros movidos por eletricidade e hidrogênio para manter o ritmo.

A NEDO começou o atual projeto em 2016 com a meta de atingir uma produção de 1 kilowatt em veículos ao usar módulos de bateria solar com uma eficiência de conversão de mais de 30%.

A Sharp, uma das maiores fabricantes de painéis solares, está desenvolvendo tecnologias de célula solar com os fundos da NEDO, enquanto a Toyota é responsável por desenvolver o sistema para converter energia em poder de condução.

Fonte: Japan Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!