Resorts de águas termais em província repensam proibições sobre visitantes que têm tatuagem

Publicado em 21 de setembro de 2019, em Sociedade

A questão sobre tatuagens tomou nova importância porque cidades na província de Oita sediarão torneios da Copa do Mundo de Rugby e esperam uma multidão de fãs do exterior.

Neste Artigo:
&nbspResorts de águas termais em província repensam proibições sobre visitantes que têm tatuagem
As tatuagens no Japão são há muito tempo associadas a grupos do crime organizado (ilustrativa/banco de imagens)

Na região Kyushu a cidade de Beppu (Oita) é reconhecida há muito tempo por seus idílicos locais de águas termais (onsen). Agora as operadoras desses locais na cidade estão reconsiderando uma questão antiga: como lidar com visitantes que têm tatuagens.

Publicidade

A questão tomou nova importância enquanto a capital da província e a cidade vizinha de Oita – um dos locais onde serão realizados os torneios da Copa do Mundo de Rugby – esperam uma multidão de fãs do exterior.

As tatuagens no Japão são há muito tempo associadas a grupos do crime organizado, e mesmo aquelas que não são feitas em estilo tradicional japonês são geralmente consideradas antissociais. A maioria dos resorts de águas termais proíbem a entrada de pessoas com tatuagens por medo de que ofendam outros visitantes.

Entretanto, devido à popularidade de tatuagens no exterior, algumas instalações em Beppu decidiram abrir suas portas aos visitantes tatuados, ainda que apenas pela duração do evento esportivo.

Em um novo centro turístico perto da estação ferroviária de Beppu, uma das perguntas mais comuns é sobre resorts de águas termais e tatuagens. Uma americana do Texas explicou ao funcionário que ela tinha uma tatuagem perto de sua cintura, e ela estava querendo saber se havia algum onsen onde ela poderia entrar.

“Há poucos”, disse Tomomi Hakateyama, funcionário do centro turístico, entregando para a mulher um folheto intitulado “The World Number One Onsen Beppu City”.

&nbspResorts de águas termais em província repensam proibições sobre visitantes que têm tatuagem
Um centro turístico em Beppu pferece um folheto em inglês que indica os onsens amigáveis aos tatuados (Asia Nikkei)

O folheto listava 16 resorts de águas termais, com detalhes em inglês. Desses, 11 indicavam que aceitavam visitantes com tatuagens. Poucos outros permitiram visitantes tatuados, mas somente em instalações privadas no local que são tipicamente alugadas para famílias.

Maya Honda, proprietária do Yuya Ebisu onsen, está confiante de que receber visitantes tatuados é a escolha certa. “Oita é conhecida como a província das águas termais”, disse ela. “Qual é o ponto de sediar a Copa do Mundo de Rugby se os visitantes não podem desfrutar de nossas águas termais?”.

Entretanto, enquanto a Copa do Mundo de Rugby espalhou debate sobre o assunto, cerca de 70% de resorts de águas termais em Beppu continuam comprometidos com a proibição. Mesmo assim, um crescente número de instalações está permitindo visitantes tatuados durante a Copa do Mundo de Rugby, de acordo com a Associação de Hotéis Ryokan da Cidade de Beppu.

O governo japonês disse que negar o uso de casas de banho públicas e resorts de águas termais a indivíduos somente com base em tatuagens é “inapropriado”, mas o estigma contra tatuagens ainda corre profundamente no Japão. Enquanto muitas operadoras de resorts de águas termais sabem que as tatuagens não são consideradas tabu fora do país, algumas sentem que não podem oferecer tratamento especial a estrangeiros que têm tatuagens enquanto continuarem rejeitando japoneses tatuados.

Com as Olimpíadas de Tóquio no ano que vem, o debate nacional sobre como lidar com os tatuados provavelmente continuará.

&nbspResorts de águas termais em província repensam proibições sobre visitantes que têm tatuagem
A maioria dos resorts de águas termais proíbem a entrada de pessoas com tatuagens por medo de que ofendam outros visitantes (ilustrativa/banco de imagens)
Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!