População idosa no Japão atinge nível recorde

O número de cidadãos com idade igual ou superior a 65 no país, que tem a maior população idosa do mundo, situou-se a 35.88 milhões.

O Japão tem a maior população idosa do mundo (ilustrativa/banco de imagens)

Os idosos somaram 28,4% da população do Japão e 12,9% de sua força de trabalho em 2018, ambos níveis recordes, mostraram dados do governo no domingo (15).

Publicidade

O número de cidadãos com idade igual ou superior a 65 no país, que tem a maior população idosa do mundo, situou-se a 35.88 milhões, alta de 320.000 em comparação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações antes do Dia do Respeito ao Idoso nesta segunda-feira (16).

A proporção de idosos continuou bem acima de 23% na Itália, a segunda sociedade mais idosa, e 22,4% em Portugal que ficou em terceiro.

O número de japoneses com idade igual ou superior a 90 chegou a 2.31 milhões, incluindo mais de 71.000 centenários.

O Instituto Nacional de Pesquisa de Segurança Social e Populacional projeta que os idosos do Japão formarão 30% da população total em 2025 e 35,3% em 2040.

A proporção de idosos que trabalham aumentou pelo 15º ano consecutivo enquanto o país enfrentou uma acentuada escassez de mão de obra. Dos 8.62 milhões de idosos com trabalho, 3.50 milhões eram mulheres.

A nação depende cada vez mais de idosos na força de trabalho

O governo já introduziu uma série de medidas para compensar a queda da mão de obra, como aceitar mais trabalhadores estrangeiros e promover a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Mesmo assim, o Japão deve enfrentar uma escassez de 6.44 milhões de trabalhadores em 2030, de acordo com uma estimativa da Persol Research and Consulting e da Universidade Chuo.

O governo disse em maio que planeja pedir às empresas que contratem funcionários até 70 anos como parte das medidas para lidar com a grave escassez de mão de obra em meio ao rápido envelhecimento populacional.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe também planeja pedir às empresas que ofereçam suporte aos funcionários aposentados para encontrar novos trabalhos, começarem seus próprios negócios ou trabalharem como freelance.

No ano que vem, o governo planeja apresentar um projeto de lei na assembleia para revisar leis relacionadas, mas não haverá penalidades nesse estágio mesmo se as empresas falharem em cumprir.

Fonte: Jiji, Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidente grave: carro destrói casa e mata 2 jovens

Publicado em 16 de setembro de 2019, em Acidentes

O acidente causou um grande estrondo, ao ponto da vizinhança pensar que tivesse ocorrido um terremoto. Duas pessoas morreram no local.

Casa desabou (TSS TV)

Por volta de 1h de domingo (15) um veículo de passeio avançou na pista oposta, rompeu o guard rail e chocou-se contra uma casa, em Yanaizu-cho, na cidade de Fukuyama (Hiroshima). 

Publicidade

Segundo informações da polícia no carro estavam 5 pessoas, sendo que o motorista Kaima Matsuda, 20, e Nanami Maeda, 14, estudante, morreram no local. 

Os demais, um rapaz de 19 anos está em estado grave e outros dois também se feriram.

Segundo o relato do dono da casa, na faixa dos 40, que saiu ileso, o susto foi grande, pensando se tratar de um terremoto. Os seus vizinhos também pensaram o mesmo. 

Quando o carro que provocou o acidente foi removido a casa desabou. 

Como o local tem sinalização com semáforo a polícia está investigando a circunstância desse acidente. 

Cinco jovens no veículo, dos quais 2 morreram (TSS TV)

Fontes: RCC e TSS TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!