Japão comemora recorde de idosos centenários

Aumentou o número de idosos com idade igual ou superior a 100 anos no país do Sol Nascente.

Prefeito da sub-prefeitura de Kita (Tóquio) visita casal de centenários que têm como hobby com a jardinagem e ela também desenha (Akabane Shimbun)

Prestes a celebrar o Dia do Respeito ao Idoso, data vermelha na segunda-feira (16), o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou na sexta-feira (13) que pela primeira vez na história o número de centenários ultrapassou a casa das 70 mil pessoas. 

Publicidade

Houve um aumento de 1.453 em relação ao ano anterior, somando 71.238 idosos com idade igual ou superior a 100 anos. As mulheres são maioria absoluta (88%), com 62.775, contra 8.463 do sexo oposto.

Japonesa é a mais longeva do mundo

Entre elas, Kako Tanaka, 116 anos, da província de Fukuoka, está registrada no Guinness como a mais longeva do mundo.

A cada 100 mil pessoas há 56,34 idosos centenários, em média no país. As províncias com a proporção top são Kochi (101,42), seguida de Kagoshima (100,87) e Shimane (99,85). As piores são Saitama, Aichi e Chiba, na faixa de 33 a 39.

Ao olhar para o último ano da era Heisei (2018) a expectativa média de vida em julho foi de 87,32 para mulheres e 81,25 anos para homens, ambos com 5 anos ou mais em relação a 1989. 

Segundo o ministério a longevidade se deve ao avanço da tecnologia na medicina e ao aumento da consciência da saúde. Por isso, o número de idosos acima de 100 anos está subindo ano a ano. 

As prefeituras enviam presentes para todos esses centenários.

Fontes: ANN e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Malfeitores se aproveitam da delicada situação em Chiba

Publicado em 13 de setembro de 2019, em Crime

Uma loja de conveniência temporariamente fechada foi invadida e tem gente de má fé se passando por funcionário da prefeitura.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!