Cientistas japoneses criam órgãos humanos a partir de células-tronco

Pesquisadores de universidade japonesa conseguem criar órgãos parcialmente funcionais a partir de células-troncos. Saiba mais.

Órgãos criados pela Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio. O fígado está destacado em vermelho, o duto biliar em azul e o pâncreas em amarelo.

O grupo de pesquisas da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio liderado pelo professor Takanori Takebe anunciou que conseguiram, pela primeira vez na história, criar fígados, pâncreas e diversos outros órgãos humanos a partir de células-tronco. O estudo foi publicado na revista britânica “Nature”.

Publicidade

Primeiro, o grupo criou uma cultura de células-tronco que se desenvolveram até um estágio anterior de se tornarem órgãos digestivos, como estômagos e intestinos. Depois, os cientistas juntaram as células que se desenvolveram nas partes superiores e inferiores do estômago e do intestino delgado, respectivamente.

Com isso, os pesquisadores conseguiram criar, simultaneamente, fígados e pâncreas, e também o duto biliar, que liga esses órgãos. Além disso, os cientistas confirmaram que esses órgãos cultivados são parcialmente funcionais, visto que, por exemplo, o fígado conseguia transportar fluidos para outros órgãos.

O tamanho desses órgãos criados é muito pequeno, com cerca de 1 centímetro, que é equivalente ao desenvolvimento de um feto de 1 mês. Contudo, esta é a primeira vez que cientistas tiveram êxito em criar simultaneamente diversos órgãos que conseguem influenciar uns aos outros.

O grupo comentou que, se conseguirem cultivar ao mesmo tempo vasos sanguíneos, os órgãos criados poderiam ser utilizados em transplantes no futuro.

“Isto é totalmente diferente do método atual de fazer órgãos separadamente. Ainda temos muitos desafios, mas, dentro de 10 anos, espero que essa pesquisa evolua até o ponto de podermos utilizá-la em transplantes”, disse o professor Takebe.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Shibuya intensificará segurança durante o Halloween

Publicado em 26 de setembro de 2019, em Comportamento

Com o intuito de proteger os visitantes, o município de Shibuya resolveu adotar medidas de segurança intensas para controlar o tumulto e consumo de álcool durante o Halloween.

Vandalismo nas ruas de Shibuya durante o Halloween de 2018 foi o motivo da intensificação da segurança durante a data.

No ano passado, o bairro de Shibuya (Tóquio) enfrentou vários problemas devido ao vandalismo durante o Halloween. Desde o problema de pedestres terem tombado uma caminhonete na área central até reclamações por tumulto nas ruas. O governo local decidiu intensificar as medidas de segurança durante esse período neste ano.

Publicidade

Segundo as autoridades, mais de 100 policiais patrulharão o centro de Shibuya principalmente entre os dias 26 e 31 de outubro. Além desta medida, duas semanas antes do Halloween, as autoridades começarão a utilizar cartazes e anúncios em japonês e inglês na área central do bairro a fim de conscientizar sobre as regras de boa conduta.

Em junho deste ano, foi adotada uma lei municipal que proíbe bebidas alcoólicas em ambientes públicos. Para controlar as ruas do município e fiscalizar o consumo de álcool durante o Halloween, Shibuya disponibilizou cerca de 100 milhões de ienes.

“Adotamos uma lei para proteger a segurança e a tranquilidade das pessoas que visitarem o município. Esperamos que todos a respeitem”, comentam as autoridades.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!