Recorde de abuso infantil no Japão com quase 160 mil ocorrências

O número de aconselhamentos e denúncias nos órgãos de proteção infantil (Jidousoudansho) e polícia mostra o aumento da violência contra a criança.

Criança na praia (Pexels)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou na quinta-feira (1.º) que o número de casos de suspeita de abuso infantil que não puderam ser confirmados em 48 horas foi de 11.984, no período de julho do ano passado a junho deste ano. Essas suspeitas correspondem a 7,4% de todas as notificações desse período de 1 ano.

Publicidade

Essa regra das 48h foi estabelecida em julho do ano anterior, depois do caso de morte de uma criança de 5 anos, em Meguro-ku, na capital japonesa, vítima de agressão da mãe. 

Aumento do abuso infantil

Foram registradas 159.850 ocorrências de violência contra a criança, em 2018, recorde na história dos 28 anos em que se coletam os dados. Houve aumento de 19,5% em relação a 2017.

A maioria das denúncias foi feita diretamente para a polícia. O governo analisa que aumentou o nível de consciência sobre o abuso infantil e a população passou a denunciar. 

Os números da violência

O maior número foi o de violência doméstica, com 88.389 casos, representando 55% de todos. Um quarto das ocorrências foi de agressão física na criança, com 40.256. Em terceiro lugar vem a negligência com 29.474 (18%). Também aparecem nas estatísticas a violência sexual 1.731 casos e psicológica com 16.192 vítimas infantis. 

As províncias onde mais foram registradas ocorrências são Osaka, Kanagawa e Tóquio. Tottori foi a que teve menos casos, com registro de 80.

A partir de abril do próximo ano as emendas revisadas das leis de Prevenção ao Abuso Infantil e Bem-estar Infantil serão implementadas, incluindo a proibição da repreensão com agressão por parte dos cuidadores.

Outra medida do governo deverá ser o aumento do quadro de servidores no trabalho de preservação do bem-estar da criança. 

Fontes: Nikkei e ANN 

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento acentuado das temperaturas: 39ºC em Tokai

Publicado em 1 de agosto de 2019, em Sociedade

Agosto começou com temperaturas elevadas por causa da onda de calor. Muitos locais passam de 35ºC e podem chegar à máxima de 39ºC.

Sol ‘ardido’ (NHK)

O primeiro dia de agosto está sendo marcado com manhã que já começou quente, com termômetros marcando 30ºC em Tóquio e, após as 10h não foram poucas as cidades que registraram 34ºC.

Publicidade

Há locais onde a máxima do dia chegará a 39ºC como em Tajimi e 38ºC em Gifu, ambas na província de Gifu.

Em Nagoia (Aichi), Quioto (província homônima), Okayama (província homônima), Saitama (província homônima) e Fukushima, a máxima é de 37ºC a 38ºC. Até em Hokkaido há muitas cidades que deverão chegar a 35ºC. Em quase todo território as temperaturas estão entre 30 a 35ºC.

Isso se deve à influência do anticiclone, que tem provocado essa onda de calor violento pelo terceiro dia consecutivo, mas na quinta-feira pode ser o recorde em locais com alta temperatura.

Para quem está em área externa deve ter cautela e fazer intervalos buscando se refrescar e se hidratar para evitar insolação. Se está em ambiente interno deve ligar o ar-condicionado e ingerir água com uma pitada de sal integral a fim de não ser vítima da hipertermia. 

Gráfico: Weather News

Fontes: NHK e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!