Nível de alerta vulcânico para o Monte Asama é reduzido

Publicado em 19 de agosto de 2019, em Sociedade

Não houve relatos de fatalidades causadas pela erupção no início de agosto, mas cinzas vulcânicas foram encontradas no lado da montanha na província de Gunma.

Neste Artigo:
&nbspNível de alerta vulcânico para o Monte Asama é reduzido
Monte Asama visto de Onioshidashi, Tsumagoi, província de Gunma (Wikimedia/Σ64)

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ reduziu nesta segunda-feira (19) o nível de alerta para o Monte Asama, que fica entre as províncias de Nagano e Gunma, dizendo que agora a atividade vulcânica não deve se intensificar após uma pequena erupção no início de agosto.

Publicidade

O nível de alerta em uma escala de 5 pontos foi reduzido de 3, que recomenda não se aproximar do vulcão de 2.568 metros de altura, para 2, o qual alerta contra a aproximação da cratera.

A AMJ ainda alerta sobre a probabilidade de rochas que podem ser lançadas do vulcão e fluxos piroclásticos dentro de um raio de 2Km da cratera.

Em 7 de agosto, o Asama sofreu uma erupção de pequena escala e a AMJ elevou o nível de alerta de 1 para 3.

Não houve relatos de fatalidades causadas pela erupção, mas cinzas vulcânicas foram encontradas no lado da montanha na província de Gunma.

Segundo a AMJ é altamente provável que a erupção foi uma explosão de vapor, em que água subterrânea aquecida pela lava se transforma em vapor e explode sem expelir magma.

A agência concluiu que a possibilidade de uma erupção afetando áreas além de um raio de 2Km da cratera é baixa.

Desde esta segunda-feira nenhum movimento de crosta sugerindo aumento de magma foi observado, disse a AMJ, enfatizando que não houve terremotos vulcânicos e somente uma pequena quantidade de gás vulcânico foi liberada.

A AMJ também disse que mudou os padrões de nível de alerta vulcânico para o Monte Asama.

Se uma erupção de pequena escala ocorrer enquanto apresenta sinais de atividade vulcânica aumentada incluindo uma expansão do formato da montanha, o nível de alerta será de 3 como antes. Entretanto, se não houver tais sinais, similares à erupção de 7 de agosto, o nível será de 2.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!