Japão recorda 74 anos do bombardeio atômico em Hiroshima

Pessoas de todo o Japão e visitantes de todo o mundo se reuniram para refletir sobre a tragédia e pedir por um mundo sem armas nucleares.

Cúpula da bomba atômica e cenotáfio (PM)

Pessoas no Japão fizeram uma pausa e lembraram as vítimas de um acontecimento que nunca poderá ser esquecido.

Publicidade

Em 6 de agosto de 1945, uma aeronave americana de guerra jogou uma bomba atômica sobre Hiroshima. Dezenas de milhares de pessoas morreram em um instante – e estimadas 140.000 perderam suas vidas até o fim daquele ano.

Pessoas de todo o país e visitantes de todo o mundo se reuniram para refletir sobre a tragédia e pedir por um mundo sem armas nucleares.

Cerca de 50.000 pessoas participaram da Cerimônia Memorial da Paz de Hiroshima. Representantes de 92 países estavam entre eles.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, colocou uma lista das vítimas em um cenotáfio, a qual inclui os nomes de 5.068 pessoas que morreram no ano passado. Agora 319.186 pessoas são homenageadas no monumento.

Japão faz homenagem às vítimas do bombardeio atômico (NHK)

A cidade fez um minuto de silêncio às 8h15, horário exato que a bomba atômica foi jogada sobre a cidade.

Em sua declaração de paz, o prefeito deu destaque a um curto poema de um sobrevivente que tinha 5 anos quando a bomba foi lançada. O autor escreve sobre sua irmã mais nova que sangrava muito pela cabeça – e a fúria de sua mãe.

Os sobreviventes conhecidos como hibakusha estão ficando velhos e poucos em números. A média de idade deles é agora de 82.

O prefeito pediu ao governo japonês que ouvisse as vozes dos hibakushas, assinasse e ratificasse um tratado das Nações Unidas para proibir armas nucleares.

Potências nucleares como os EUA e a Rússia não apoiam o tratado. E o Japão, que depende de proteção nuclear dos EUA, não o assinou.

O primeiro-ministro Shinzo Abe mantém que o Japão não se juntará ao tratado das Nações Unidas e disse que a meta do tratado de abolição nuclear é a mesma do Japão, mas suas abordagens são diferentes.

Ele se comprometeu a continuar os esforços para um mundo sem armas nucleares.

“Estamos determinados a servir como ponte entre estados nucleares e não nucleares, pedindo persistentemente diálogo ao ganhar cooperação de ambos os lados, e liderar esforços feitos pela comunidade global”.

No fim da cerimônia, membros de coros locais executaram a canção Paz Hiroshima. Ela foi escrita para a primeira cerimônia e desde então cantada todos os anos.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Céu com faixa azul assusta quem viu

Publicado em 6 de agosto de 2019, em Curiosidades

Os comentários nas redes sociais foram de prenúncio de terremoto. E, de fato, ocorreu um de intensidade 5 fraca. Mas não tem nada a ver.

Imagens da faixa azul cedidas por telespectadores da JNN

Em várias cidades do Japão as pessoas registraram uma imensa faixa azul no céu, no horário do pôr do sol, no domingo (4). Nas redes sociais os comentários foram de “será prenúncio de um terremoto?”.

Publicidade

Coincidentemente no dia seguinte ocorreu um de intensidade 5 na região Tohoku. 

A faixa azul foi flagrada em Mie, Osaka, Kanagawa, em ampla área do arquipélago. 

A reportagem da JNN foi ouvir um especialista na segunda-feira (5) para explicar sobre essa incógnita. Kentaro Araki, do Centro de Pesquisa da Agência de Meteorologia do Japão, explicou. 

“Esses fenômenos são chamados de raio crepuscular e outro, o visto em Mie, de ponta a ponta, é o raio anticrepuscular”, desvendando o mistério. E também disse que não há nenhuma relação com a ocorrência de terremoto. 

Essa coluna vista por várias pessoas é de ar iluminado pelo sol, através de uma abertura nas nuvens, formando o chamado raio crepuscular. Já no caso do anticrepuscular, ocorre do lado oposto ao sol. 

O especialista ainda explicou que esse fenômeno é considerado belo em várias partes do mundo e tem um nome popular interessante, de escada dos anjos. Embora o calor intenso continue essa “magia da luz” pode ser vista com uma certa frequência nos crepúsculos do verão.

Veja alguns Tweets.

Fonte: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!