Importações do Canadá e Nova Zelândia diversificam mercado de carne bovina no Japão

Produtos do Canadá e Nova Zelândia vêm aumentando e “novas forças” da América do Sul apareceram após proibições sobre importações desses países terem sido removidas.

(ilustrativa/banco de imagens)

Desde o dia em que a Parceira Transpacífico – TPP entrou em vigor, uma variedade mais ampla de carne bovina importada tem entrado nas mesas de lares japoneses.

Publicidade

Produtos do Canadá e Nova Zelândia vêm aumentando e “novas forças” da América do Sul apareceram após proibições sobre importações desses países terem sido removidas.

Até agora, os EUA e a Austrália dominavam quase que exclusivamente as importações de carne bovina para o Japão, contando por cerca de 90% do total. Entretanto, a aderência do “Big2” está afrouxando por causa do Canadá e da Nova Zelândia, os quais viram seus preços diminuírem após tarifas sobre suas carnes bovinas terem sido reduzidas de 38,5% para 26,6% com início em abril, após o TPP ter entrado em vigor no fim do ano passado.

A carne bovina canadense é considerada similar em termos de qualidade com a dos EUA, a qual os consumidores japoneses preferem. De acordo com estatísticas comerciais do Ministério das Finanças, o volume de importação em janeiro a junho deste ano foi de 17.300 toneladas, alta de 93% em comparação ao mesmo período do ano passado. Importações de carne bovina da Nova Zelândia, conhecida pelo seu alto teor magro, aumentou 46% para 10.097 toneladas.

Em um supermercado em Tóquio, 100 gramas de lombo canadense é vendido por cerca de 258 ienes. “É cerca do mesmo preço da carne dos EUA, então não está fora de alcance”, disse o gerente de compras.

Importações sul-americanas devem mostrar crescimento gradualmente. As importações de carne bovina do Uruguai e da Argentina haviam sido proibidas devido a surtos passados e febre aftosa que afetaram seus rebanhos. Entretanto o governo, recebendo garantias de segurança, retirou as proibições sobre a carne bovina da Patagônia no sul da Argentina em junho de 2018 e do Uruguai em fevereiro deste ano.

A Ito-Yokado foi a primeira varejista japonesa a vender carne bovina argentina, iniciando a comercialização em junho por um período limitado. “Ela tem alto teor de carne magra e textura macia, então você pode sentir o verdadeiro sabor da carne”, disse um representante da empresa. A Ito-Yokado tem a intenção de considerar vendas futuras do produto.

A Gyu-Kaku, uma grande rede de restaurantes yakiniku, usa carne bovina uruguaia em cerca de 630 lojas a nível nacional.

Sob o TPP, tarifas sobre carne bovina serão reduzidas em estágios até 9%. Ao aumentar o volume, a carne bovina sul-americana pode ser importada a preços reduzidos do que aquelas dos EUA e Austrália. Mais variedades de carne bovina importada poderão então levar a preços mais baixos através da competição.

Para os EUA, as mudanças no mercado japonês de carne bovina é um ponto de preocupação. Ao se retirar do TPP, eles se encontram em desvantagem em termos de preço e perdem participação no mercado no Japão. A administração do presidente dos EUA Donald Trump deve aumentar a pressão em negociações comerciais para o Japão abrir seus mercados.

Fonte: The Star via Japan News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nível de alerta vulcânico para o Monte Asama é reduzido

Publicado em 19 de agosto de 2019, em Sociedade

Não houve relatos de fatalidades causadas pela erupção no início de agosto, mas cinzas vulcânicas foram encontradas no lado da montanha na província de Gunma.

Monte Asama visto de Onioshidashi, Tsumagoi, província de Gunma (Wikimedia/Σ64)

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ reduziu nesta segunda-feira (19) o nível de alerta para o Monte Asama, que fica entre as províncias de Nagano e Gunma, dizendo que agora a atividade vulcânica não deve se intensificar após uma pequena erupção no início de agosto.

Publicidade

O nível de alerta em uma escala de 5 pontos foi reduzido de 3, que recomenda não se aproximar do vulcão de 2.568 metros de altura, para 2, o qual alerta contra a aproximação da cratera.

A AMJ ainda alerta sobre a probabilidade de rochas que podem ser lançadas do vulcão e fluxos piroclásticos dentro de um raio de 2Km da cratera.

Em 7 de agosto, o Asama sofreu uma erupção de pequena escala e a AMJ elevou o nível de alerta de 1 para 3.

Não houve relatos de fatalidades causadas pela erupção, mas cinzas vulcânicas foram encontradas no lado da montanha na província de Gunma.

Segundo a AMJ é altamente provável que a erupção foi uma explosão de vapor, em que água subterrânea aquecida pela lava se transforma em vapor e explode sem expelir magma.

A agência concluiu que a possibilidade de uma erupção afetando áreas além de um raio de 2Km da cratera é baixa.

Desde esta segunda-feira nenhum movimento de crosta sugerindo aumento de magma foi observado, disse a AMJ, enfatizando que não houve terremotos vulcânicos e somente uma pequena quantidade de gás vulcânico foi liberada.

A AMJ também disse que mudou os padrões de nível de alerta vulcânico para o Monte Asama.

Se uma erupção de pequena escala ocorrer enquanto apresenta sinais de atividade vulcânica aumentada incluindo uma expansão do formato da montanha, o nível de alerta será de 3 como antes. Entretanto, se não houver tais sinais, similares à erupção de 7 de agosto, o nível será de 2.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!