Chuva forte com raios em ampla área, incluindo Tokai

A previsão é de continuidade da chuva na sexta-feira, se estendendo até o final de semana, em ampla área.

Imagem das nuvens ao meio-dia de sexta-feira (Tenki)

A frente de ar ativa, praticamente estagnada sobre o arquipélago japonês, tem provocado chuvas pesadas e raios do oeste a leste. 

Publicidade

Por causa dela a atmosfera continua instável na sexta-feira (30), com previsão de chuva intensa ou pesada em várias regiões. Provavelmente se estenderá até no final de semana. 

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ recomenda vigilância à população em relação às inundações e riscos de deslizamentos. Por volta das 11h30 uma nuvem estava sobre Kinki e Hokuriku descarregando chuva pesada de 67mm/h em Quioto (província homônima).

Em Kyushu, onde a situação é grave, há potencial riscos de deslizamentos pela instabilidade do solo. Há locais com índice pluviométrico acumulado que ultrapassa 500 e 600mm, volume de mais que o dobro do total de agosto. 

Na região Tokai, desde a noite anterior vem caindo chuvas pesadas e pontuais. E deverão continuar até o fim de semana. Além disso é preciso cuidado com as rajadas de vento, raios e riscos de desastres.

Até a manhã de sábado (31) a previsão é de máxima de:

  • 150mm em Tokai, Kinki e Shikoku
  • 120mm no sul de Kyushu
  • 100mm em Hokuriku
Fontes: NHK, JNN, Tenki e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Queda no número de pacientes com HIV e Aids em 2018 no Japão

Publicado em 30 de agosto de 2019, em Sociedade

O governo divulgou os números dos soropositivos e dos pacientes com Aids, incluindo os estrangeiros, em queda pelo segundo ano consecutivo.

Laço vermelho, símbolo da campanha de prevenção a Aids (Wikipedia)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou na quinta-feira (29) o quadro dos novos pacientes com HIV e dos com Aids de 2018. No total foram 1.317, sendo 71 a menos que em 2017.

Publicidade

O total dos pacientes soropositivos no ano passado foi de 940 pessoas, sendo que os diagnosticados com Aids foram 377. Em ambos os casos, 36 a menos que no ano anterior. 

Do total de pacientes em ambos os casos 1.143 são japoneses e 174 estrangeiros, com quedas de 50 e 22, respectivamente. 

Influência do filme Bohemian Rhapsody?

O número de pessoas que compareceu aos Centros de Saúde de todo o país para fazer o teste aumentou no primeiro semestre deste ano. Foram 24% a mais do que no mesmo período de 2018, com 53.680 pessoas. 

Pode ter sido por influência do filme Bohemian Rhapsody, lançado em novembro do ano passado, o qual mostra a vida do vocalista Freddie Mercury, de banda britânica, que morreu de AIDS em 1991. 

A API-Net, rede de informação e prevenção da Aids, ligada ao ministério, avaliou que houve aumento do interesse do público depois de ter assistido ao filme.

Fontes: Yomiuri e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!