Erupção no Monte Asama: agência de meteorologia mantém a 3 o nível de alerta

A erupção ocorreu na noite de quarta-feira (7) no monte que fica entre Nagano e Gunma, levando a agência de meteorologia a elevar o nível de alerta vulcânico de 1 para 3.

O vulcão no Monte Asama entrou em erupção na noite de quarta-feira, 7 de agosto (NHK)

Segundo divulgou a NHK, as pessoas têm sido alertadas a se manterem longe do Monte Asama, na central do Japão, após a ocorrência de uma erupção de pequena escala no vulcão na noite de quarta-feira (7).

Publicidade

A erupção ocorreu às 22h08 no monte que fica entre as províncias de Nagano e Gunma, levando a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ a elevar o nível de alerta vulcânico de 1 para 3, em uma escala que vai até 5.

Nenhuma nova erupção foi observada até agora.

Oficiais da AMJ disseram que a fumaça liberada pela cratera chegou a uma altura de 1.800 metros e que rochas grandes foram lançadas a uma distância de até 200 metros do vulcão.

Cinzas vulcânicas foram observadas em algumas áreas da província de Gunma.

A agência enviou membros para investigar a situação, incluindo o quão longe as cinzas vulcânicas viajaram.

A erupção na noite de quarta-feira ocorreu em meio a uma queda no número de tremores vulcânicos abaixo da cratera. Cerca de 10 tremores do tipo por dia foram observados neste mês, comparado a aproximadamente 50 por dia em julho.

Oficiais da agência disseram que o número de tremores vulcânicos está aumentando novamente desde a erupção, com 25 observados até as 10h desta quinta-feira (8). Entretanto, os oficiais disseram que nenhum movimento de crosta sugerindo uma nova formação de magma foi observado.

A AMJ está mantendo o alerta a nível 3, citando a possibilidade de uma nova erupção afetar lugares perto de áreas residenciais.

A agência pede às pessoas que moram dentro de 4Km da cratera que fiquem em alerta para possíveis rochas que podem ser lançadas da cratera e fluxos piroclásticos de gás quente, cinzas e rochas.

Ela também alerta as pessoas fora da área de 4Km da possibilidade de ventos carregando pequenas rochas vulcânicas ou janelas sendo fragmentadas pelas vibrações de uma erupção.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vestígios de papagaio gigante são encontrados na Nova Zelândia

Publicado em 8 de agosto de 2019, em Sociedade

Dado o tamanho, acredita-se que o papagaio não voava e era carnívoro, ao contrário da maioria das aves de hoje.

Lago em Saint Bathans na região de Otago da Nova Zelândia (ilustrativa/banco de imagens)

Um papagaio gigante que viveu na Nova Zelândia há cerca de 19 milhões anos tinha 1 metro de altura – mais da metade média de um humano, descobriu um novo estudo.

Publicidade

Os vestígios do papagaio foram descobertos perto de Saint Bathans na região de Otago da Nova Zelândia.

Dado o tamanho, acredita-se que o papagaio não voava e era carnívoro, ao contrário da maioria das aves de hoje.

Um estudo sobre a ave foi publicado na terça-feira (6) no jornal Biology Letters.

Pesando um pouco mais de 7Kg, a ave teria sido duas vezes mais pesada que o kakapo, anteriormente o maior papagaio conhecido.

“Não há outros papagaios gigantes no mundo”, disse o professor Trevor Worthy, paleontólogo na Universidade Flinders na Austrália e autor líder do estudo, ao BBC. “A descoberta é muito significativa”.

Paleontólogos apelidaram a nova espécie de Hercules inexpectatus em reconhecimento ao seu tamanho incomum e força.

Os ossos – os quais inicialmente acreditava-se pertencerem a uma águia ou pato – foram mantidos armazenados por 11 anos até o início deste ano, quando uma equipe de paleontólogos os reanalisou.

O professor disse à AFP que o papagaio “pode bem ter se alimentado com comida além da convencional para a ave, talvez até mesmo de outros papagaios”.

Entretanto, como o papagaio não tinha predadores, é improvável que ele era agressivo”, disse o professor Worthy ao BBC.

“Ele provavelmente ficava no chão, circulava e comia sementes e nozes, na maior parte das vezes”, disse ele.

A descoberta de pássaros gigantes não é incomum na Nova Zelândia, que já foi lar para a moa, uma espécie agora extinta cuja altura chegava a 3,6 metros.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!