Verão mais nublado de Tóquio em 129 anos prejudicou o comércio

Excepcionalmente longa e fria, a temporada de chuvas prejudicou a demanda por roupas, móveis e outros itens, com alguns comerciantes já reportando quedas acentuadas nas vendas.

Até agora, Tóquio teve somente 44 horas de luz do dia, as mínimas desde 1890 (ilustrativa/banco de imagens)

A temporada de chuvas excepcionalmente longa e fria prejudicou a demanda por roupas, móveis e outros itens, com alguns comerciantes já reportando quedas acentuadas nas vendas de produtos.

Publicidade

A Shimamura, rede de roupas a preços acessíveis, reportou na semana passada que as vendas *same-store até 20 de julho caíram 18% ante o ano anterior. Muitos dos clientes vão até as 1.433 localizações da rede no Japão de bicicleta ao invés de carro, então os dias chuvosos tendem a ter um grande impacto nos lucros, disse uma porta-voz.

Até agora, Tóquio teve somente 44 horas de luz do dia, as mínimas desde 1890 quando a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ começou a manter os registros. Visto que varejistas japonesas, principalmente a operadora da Uniqlo, a Fast Retailing, são sensíveis às tendências climáticas, elas provavelmente vão registrar vendas mensais fracas na próxima semana, de acordo com Michael Allen, analista na Jefferies.

A Right On, empresa de roupas com 495 lojas e uma online, registrou um declínio de 5,9% nas vendas same-store até 20 de julho, apontando uma fraca demanda para vestuário de verão.

A loja de itens para o lar Nitori registrou uma queda de 5,6% em vendas same-store até o mesmo período, visto que menos pessoas compraram roupas de cama e outros produtos sazonais.

A AMJ declarou o fim da temporada de chuvas em Kanto nesta segunda-feira, 29 de julho. A do ano passado foi excepcionalmente curta e se encerrou oficialmente em 29 de junho para a área de Kanto, a qual inclui Tóquio.

“Enquanto o tráfego de consumidores em lojas físicas de roupas possa ter sido afetado pela temporada de chuvas em julho, provavelmente os clientes se voltaram para as compras online”, disse Catherine Lim, analista na Bloomberg Intelligence.

“O impacto das vendas em geral para empresas maiores com plataforma e-commerce estabilizada como a Fast Retailing pode ter sido menos severa”, disse.

*quanto as vendas aumentaram nas mesmas lojas em relação ao período anterior
Fonte: Bloomberg

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com atraso, fim do período chuvoso em Tokai e Kanto

Publicado em 29 de julho de 2019, em Sociedade

A região Tokai teve anúncio de começo do alto verão no domingo. Para as províncias de Kanto Koshin foi na segunda-feira.

Dias de calor intenso em Tokai e Kanto Koshin (Wikimedia)

O Observatório de Meteorologia de Nagoia (Aichi) informou no domingo (28) o fim do período das monções na região Tokai. Ocorreu com atraso de 7 dias em relação à média anual e 19 comparado ao ano anterior. 

Publicidade

Os termômetros marcaram 35ºC em Nagoia, como início do calor intenso na região. 

A região Kanto Koshin saiu do período chuvoso na segunda-feira (29), segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, às 11h.

Também foi com atraso de 7 dias em relação à média anual e 30 dias em comparação ao ano anterior. Há previsão da temperatura passar dos 35ºC em alguns locais.

Com os anúncios o que preocupa são os cuidados para as pessoas não serem vítimas da hipertermia e insolação, adverte a AMJ. 

Fontes: Tenki e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!