Pela 1ª vez, mais de 30 milhões de mulheres no Japão estão no mercado de trabalho

O número de pessoas no trabalho atingiu um recorde de 67,47 milhões no mês reportado, com aquele de mulheres chegando a 30 milhões pela primeira vez desde 1953.

(ilustrativa/banco de imagens)

A taxa de desemprego melhorou de 2.4 para 2.3 por cento no mês anterior, auxiliada pela agressiva participação das mulheres no mercado de trabalho, mostraram dados do governo nesta terça-feira (30).

Publicidade

O número de pessoas no trabalho atingiu um recorde de 67,47 milhões no mês reportado, com aquele de mulheres chegando a 30 milhões pela primeira vez desde 1953, quando dados comparáveis se tornaram disponíveis. Os números sinalizaram que o país continua a enfrentar uma escassez crônica de mão de obra explicada pelo rápido envelhecimento populacional.

A taxa de desemprego entre os homens aumentou 0.1 ponto de maio, para 2.6 por cento, enquanto aquela para mulheres caiu 0.2 ponto, para 2 por cento, o menor nível desde fevereiro de 1991, de acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

A disponibilidade de trabalho situou-se a 1.61, queda de 1.62 em maio, de acordo com dados separados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. A taxa significa que havia 161 vagas disponíveis para cada 100 candidatos em busca de emprego.

A porcentagem da população em idade ativa entre 15 e 64 anos que trabalham aumentou 1.0 ponto ante o ano anterior, situando-se a 77.9 por cento, o nível mais alto desde 1968, quando dados comparáveis se tornaram disponíveis. A taxa para homens nesse grupo etário foi de 84.4 por cento e para mulheres 71.3 por cento – também o mais alto desde 1968.

O número ajustado sazonalmente de desempregados foi de 1.61 milhão em junho, queda de 10.000 em comparação ao mês anterior.

Dentre eles, 670.000 pessoas deixaram seus trabalhos voluntariamente em junho, queda de 10.000 ante o mês anterior. O número de novos candidatos em busca de emprego aumentou em 20.000, totalizando 410.000, enquanto 370.000 pessoas foram despedidas, inalterado em comparação ao mês anterior.

“O relatório deste mês está bem balançado, já que o número de pessoas no trabalho aumentou. Os números daqueles que deixaram seus empregos voluntariamente, assim como novos candidatos foram altos”, disse Koichi Fujishiro, economista sênior no Instituto de Pesquisa Dai-Ichi.

Ele também disse que os resultados positivos ajudaram a amenizar preocupações de que a desaceleração na economia global poderia afetar a situação de emprego do Japão.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Recorde na expectativa média de vida do Japão

Publicado em 30 de julho de 2019, em Sociedade

O governo divulgou a expectativa média de vida do povo japonês, de 2018, o que mostra recorde, tanto para as mulheres quanto para os homens.

Idoso caminhando na praia (Pixabay)

Quando se fala em expectativa média de vida é o que se espera que um recém-nascido viva caso os padrões de mortalidade da atualidade não sofram mudança.

Publicidade

De acordo com a informação do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar-MHLW os dados de 2018 mostram recordes para ambos os sexos. A expectativa de média de vida da mulher é de 87,32 enquanto que para o sexo oposto é de 81,25 anos.

Houve um leve aumento em relação ao ano anterior, 2017, quando foram encontradas médias de 87,26 e 81,09, respectivamente.

Gráfico: Nikkei

Assim, as mulheres japonesas continuam em segundo lugar no mundo, perdendo para Hong Kong, onde a média foi de 87,56. As espanholas estão em terceiro, com 85,73 anos.

Os homens continuam em terceiro no ranking, sendo que em primeiro lugar também é de Hong Kong, com média de 82,17 e em segundo a Suíça, com 81,4.

O MHLW acredita que a causa para essa longevidade é a queda proporcional de pessoas que morrem de doenças cerebrais, cardíacas, de câncer, entre outras. Além disso, há uma elevação da consciência para a saúde, fatores que afetam a expectativa de vida.

Fontes: ANN, Nikkei e Google

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!