Grande tufão n.º 5 provoca forte chuva no arquipélago principal

Apesar de estar se movendo entre Taiwan e as ilhas do extremo de Okinawa o grande tufão provoca forte chuva em quase todo arquipélago principal.

Frentes do grande tufão entre Taiwan e extremo de Okinawa e a frente das monções, ao meio-dia de quinta-feira (NHK)

É a primeira vez este ano que o tufão se aproxima de Okinawa. As ilhas do extremo, como Ishigaki, Daito e Miyako, estão sob o Danas, elevando as ondas a uma altura de 7 metros por causa das rajadas de vento, além da chuva. 

Publicidade

Na manhã de quinta-feira (18) o grande tufão de número 5 está se deslocando a 25Km/h, com uma área de vento gigante, com diâmetro de 650Km. O seu ar muito úmido influencia a frente das monções que atravessa quase todo o arquipélago principal. 

Grande tufão Danas e previsão de deslocamento (AMJ)

Por causa disso na sexta-feira (19) e no sábado (20) a previsão da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ é de instabilidade na atmosfera, com chuva intensa.

Até a tarde de sexta-feira os índices pluviométricos previstos em 24h são:

  • 200mm em Okinawa
  • 150mm em Kyushu e Chugoku  
  • 130mm em Hokuriku
  • 120mm em Tokai, Shikoku e Kansai 

Não deverá ser diferente no sábado. Até a tarde a previsão nas 24h é de:

  • 200 a 300mm no sul de Kyushu 
  • 100 a 200mm em Okinawa, norte de Kyushu, Shikoku, Hokuriku e Tokai
  • 100 a 150mm em Chugoku
  • 50 a 100mm em Kansai

A AMJ está alertando para os riscos de deslizamentos, inundações e alagamentos. Recomenda cautela contra rajadas de ventos, raios e tornados.

Fontes: AMJ, NHK e Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

OMS declara emergência internacional por surto de ebola na República Democrática do Congo

Publicado em 18 de julho de 2019, em Notícias do Mundo

A OMS disse que fez a declaração de emergência após recentes desenvolvimentos que incluem o primeiro caso confirmado de ebola em Goma, uma cidade na fronteira com Ruanda.

O surto do vírus ebola vem expandindo (NHK)

A Organização Mundial da Saúde – OMS declarou o surto de ebola na República Democrática do Congo uma “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

Publicidade

A declaração feita pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ocorreu após uma reunião de especialistas de emergência em Genebra na quarta-feira (17). A OMS disse que há um alto risco do surto se espalhar para países vizinhos.

O surto do vírus ebola vem expandindo nas províncias de Kivu do Norte e Ituri no leste do país desde agosto do ano passado. Mais de 1.670 pessoas morreram.

A OMS disse que fez a declaração de emergência após recentes desenvolvimentos que incluem o primeiro caso confirmado de ebola em Goma, uma cidade na fronteira com Ruanda. No início deste mês, uma congolesa que atravessou a fronteira para Uganda foi confirmada estar infectada com o vírus.

A declaração pede à República Democrática do Congo e países ao redor que intensifiquem nos pontos de checagem de fronteira e em outros locais os exames de pessoas suspeitas de estarem infectadas. Ela também recomenda que os países forneçam informações precisas às pessoas.

Tedros enfatizou que as pessoas em áreas afetadas não deveriam ficar isoladas, e pediu à comunidade internacional que aumente o suporte.

Essa é a segunda declaração de emergência emitida por causa do ebola desde uma em 2014 para um surto na África Ocidental.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!