Chuva intensa em Kyushu: vítimas, enchentes e alagamentos

A passagem do tufão número 5 mais a instabilidade atmosférica provocaram danos graves em Kyushu, inclusive de vítimas fatais.

Aeon de Ogori, em Fukuoka, alagado, teve que suspender o expediente de domingo (NHK)

Com a passagem do tufão Danas mais a frente das monções, as províncias do oeste do Japão estão sob chuva intensa desde sexta-feira (19).

Publicidade

Os arquipélagos de Goto e Tsushima (Nagasaki) tiveram chuva torrencial e intermitente, histórica. Foi do tipo que só acontece 1 vez em 50 anos. Ela foi a causa de enxurradas, enchentes, inundações e alagamentos, pois o índice pluviométrico foi de mais de 350mm em 12 horas, em alguns pontos, jamais visto na região. 

As prefeituras de Tsushima e Goto deram ordem de evacuação para todos os residentes, no sábado. Duas mulheres, uma de cada cidade caíram dos telhados de suas casas e estão internadas, sem risco de vida. Nesses locais ocorreram deslizamento e alagamento na rodovia. 

Em Kurume, Fukuoka, o tráfego foi dentro da água sobre o asfalto (FNN)

Em Karatsu (Saga) um veículo kei bateu contra uma árvore quebrada por causa do tufão e um garoto de 11 anos que estava no assento do passageiro morreu. A mãe ao volante mais a irmã tiveram ferimentos.

Em Goto ocorreram deslizamentos e 13 locais das rodovias da cidade estão intransitáveis por causa dos sedimentos que impedem a passagem. O mesmo ocorreu em Tsushima, com 8 locais impedidos. 

Tarde da noite de sábado a grande nuvem de chuva começou a causar enchentes e alagamentos em Fukuoka, Kumamoto e Yamaguchi. Hiroshima foi atingida no domingo (21) bem cedo.

Mais chuva torrencial no domingo e tufão se transforma em ciclone extratropical

No domingo um raio provocou um grande dano na pista do Aeroporto de Kagoshima, obrigando a cancelar voos.

Em Ogori (Fukuoka) o shopping center Aeon ficou completamente alagado por causa da chuva torrencial na manhã de domingo. Em Kurume, também em Fukuoka, a enchente de um rio inundou parte da cidade e das propriedades agrícolas. 

No domingo, por volta das 18h, um homem que estava fazendo inspeção dos deslizamentos, em Otoyo (Kochi), caiu acidentalmente no rio e morreu. Na ocasião a rua estava com enxurrada, relatou o colega que estava junto.

Embora o tufão número 5 tenha se transformado em ciclone extratropical, às 21h de domingo, as nuvens ativas podem continuar a provocar chuvas intensas tanto no oeste do arquipélago quanto em Hokuriku.

Nas províncias de Kyushu, Shikoku e Chugoku o solo está bem instável, por isso é preciso cuidado com os deslizamentos.

Vias públicas alagadas em Fukuoka (Nishi Nippon)

Fontes: NHK, Nishi Nippon e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Praia reabre pela primeira vez após desastres de 2011

Publicado em 22 de julho de 2019, em Sociedade

As preparações para a reinauguração da praia incluíram a construção de um quebra-mar e um parque.

A praia de Kitaizumi foi reaberta no sábado, 20 de julho (FNN Prime)

A Praia de Kitaizumi na cidade de Minamisoma (Fukushima) reabriu no sábado (20) após ter sido fechada na sequência do terremoto e tsunami de março de 2011 e subsequente acidente nuclear.

Publicidade

A praia ficou repleta de sorrisos das crianças. Áreas na costa da praia são conhecidas como importantes locais para surfe.

“Fiquei aliviado em ver a praia cheia de pessoas”, disse um residente de 29 anos de Minamisoma, que visitou a praia com sua família.

“Ver o mar me deixa calma, e os sons das ondas me fazem esquecer as coisas negativas”, disse uma mulher de 60 anos que mora em Minamisoma e perdeu um parente no tsunami. “Espero que o número de visitantes se recupere aos níveis pré-desastre”.

A Associação de Surfe Profissional do Japão organizou uma competição da modalidade no dia.

“Para afastar rumores (sobre radiação) tentamos tornar a praia a mais segura no Japão”, disse um residente de 49 anos de Minamisoma, que representou um papel principal em sediar a competição e no trabalho de tomar medidas de segurança para a praia.

“Esperamos realizar uma competição internacional aqui no futuro”, disse ele.

Um evento de volêi de praia também foi realizado em Kitaizumi no dia.

As preparações para a reinauguração da praia incluíram a construção de um quebra-mar e um parque.

Uma pesquisa realizada em maio pelo governo provincial de Fukushima confirmou que as taxas de dose de radiação no ar e a qualidade da água na praia eram as mesmas dos níveis pré-desastre.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!