Suporte em educação para crianças estrangeiras no Japão será expandido

Escolas já vêm enfrentando um aumento no número de alunos aprendendo o japonês como segunda língua.

Escolas públicas devem receber mais professores para ensinar japonês como segunda língua (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão fornecerá mais suporte para a educação de filhos de cidadãos estrangeiros, da primeira infância ao colegial, incluindo o aumento de aulas de japonês, sob um plano divulgado na segunda-feira (17).

Publicidade

As propostas do ministério da educação seguem mudanças em abril na lei de imigração que permite certos trabalhadores estrangeiros trazer suas famílias com eles ao Japão. Escolas já vêm enfrentando um aumento no número de alunos aprendendo o japonês como segunda língua, levando a críticas de que esforços nessa frente estão defasados.

O plano divulgado na segunda-feira, o qual pede que o trabalho “para garantir que todas as crianças de pais estrangeiros tenham oportunidades educacionais”, busca fornecer suporte a aprendizes desde aqueles que frequentam a pré-escola aos estudantes internacionais em busca de emprego.

Ele propõe guias multilíngues  para garantir que os pais tenham informação sobre como matricular seus filhos em jardins de infância e escolas de ensino fundamental.

Escolas públicas devem receber mais professores para ensinar japonês como segunda língua, assim como auxiliares que falam os idiomas nativos dos estudantes estrangeiros. Atualmente algumas escolas não têm funcionários assim.

Regiões com escassez de recursos humanos usarão sistemas de tradução e de aprendizado a distância.

Será solicitado a escolas públicas de ensino médio que tenham considerações especiais a aprendizes de língua japonesa quando aplicar testes de entrada, como facilitar a leitura de kanjis e permitir que os estudantes tragam dicionários para as salas de exame.

O ministério propõe a criação de um programa noturno de escola secundária em cada província e em grandes cidades para aqueles que não puderam receber educação compulsória em seus países de origem.

A iniciativa também ajudará estudantes internacionais no ensino superior a encontrar empregos no Japão, propondo o certificado de programas de colaboração entre universidades e empresas.

O plano cobre aprendizes de língua japonesa de todas as idades. Um currículo online em 14 idiomas para autoestudo será desenvolvido para residentes de áreas que não têm acesso fácil a aulas de língua japonesa.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como evitar acidentes fatais das crianças na piscina, rio e praia

Publicado em 18 de junho de 2019, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Com a chegada do verão crianças podem se tornar vítimas de acidentes na piscina, rio ou praia. Veja dicas de como protegê-las.

Crianças na piscina junto com o papai ou titio (Pixabay)

Com a chegada do verão as famílias costumam levar as crianças para brincarem na piscina, fazer um churrasco no rio ou na praia, ou para nadar ou pescar.

Publicidade

Embora seja muito divertido é preciso tomar cuidado para que o dia cheio de alegria e prazer não se transforme em tragédia.

No ano passado, somente na província de Aichi, foram 15 vítimas fatais em decorrência de acidentes na água. Por isso, não só as crianças como também os adultos e idosos devem se prevenir.

Deve-se descartar a imagem que não ocorre afogamento em local raso. Quando a criança cai dentro da água inesperadamente, pode não conseguir voltar a ficar de pé. Com o pânico pode se colocar em risco mesmo em local com algumas dezenas de centímetros de água.

Lazer no mar, lago ou rio

Menina com boias nos braços mesmo na areia (Pixabay)

À primeira vista a água do rio ou do lago parece ser mais segura, pela calmaria. No entanto, no rio o fluxo pode ficar repentinamente mais rápido e forte. No lago e rio há risco de ter locais profundos, sem saber.

Por isso, as dicas são:

  • Quando as crianças querem brincar na água um adulto sempre deve acompanhá-las
  • Mesmo que elas não pensem em nadar, na orla sempre faça-as vestir o colete salva-vidas
  • Os adultos devem verificar o quadro de avisos ou sinalizações dos locais não permitidos ou dos locais perigosos
  • Os pais ou responsáveis devem sempre conferir o local onde as crianças vão brincar. Se for seguro, pode permitir
  • Os equipamentos para resgate devem estar sempre por perto

Lazer na piscina

Criança nadando na piscina (Pixabay)

Há uma sensação de que estiver dentro da água não precisa se hidratar. É preciso tomar cuidado com isso, fornecendo água, chá ou bebida isotônica para os pequenos.

Outro detalhe é consumo de energia dentro da água. Consome-se muita, por isso, podem ocorrer mudanças físicas subitamente, como câimbra, cansaço, etc.

  • Quando a criança estiver com sono atrasado, mal-estar ou cansada, não permita que brinque na piscina
  • De tempos em tempos faça-a sair da piscina para um intervalo. Depois de descansar pode entrar de novo
  • O importante é que um adulto fique de olho sempre. Mesmo que esteja com boia não a deixe brincar em local mais fundo
  • Crie regras com os filhos em relação a correr e pular na água e explique para que cumpram

Regrinhas entre pais e filhos

Mãe junto com os filhos na praia (MaxPixel)

Estabelecer limites e criar regrinhas básicas entre pais e filhos pequenos é importante. Eles devem ser conscientizados do risco de afogamento mesmo em local raso. Já ocorreu afogamento com uma criança de 3 anos que estava brincando na piscina com 20cm de água. Ela foi resgatada mas morreu no hospital.

Devem saber que podem se divertir sem extravagâncias e sem forçar o corpo. Deixe claro sobre a importância da vida mas que ela pode ser perdida em questão de minutos no caso de se afogar.

  • Antes de sair correndo para brincar deve pedir autorização dos responsáveis
  • Os pais ou responsáveis devem ter clara compreensão do local onde as crianças estão brincando
  • Caso não queira que as crianças saiam com os amiguinhos para diversão em determinados locais onde tem água, crie regras da família
  • Ensinar às crianças pequenas que caso derrube algo na piscina, rio ou praia peça para os pais ou responsáveis para retirá-lo
  • Os responsáveis devem ficar sempre atentos mesmo que estejam por perto

Divirta-se com as crianças na água, de forma segura!

Caso queira ver sugestões de locais para lazer e turismo toque aqui.

Fontes: MEXT, Tokai TV e Secom

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!