Síndrome mão-pé-boca: aumento de pacientes no verão

Essa síndrome ou doença costuma surgir na época que antecipa o verão. Veja do que se trata e os sintomas.

A grande maioria dos pacientes da SMPB tem idade até 5 anos (Wikipedia)

O Ministério do Trabalho, Saúde e Bem-Estar divulgou na terça-feira (18) que o número de pacientes com síndrome mão-pé-boca até 9 deste mês chegou a 2.622 pessoas.

Publicidade

Esse número é quase o dobro da semana anterior, mostrando o aumento repentino da doença. Em Kyushu se observa a disseminação feroz da epidemia no período de 3 a 9 deste mês.

O que é SMPB

A síndrome mão-pé-boca, ou simplesmente SMPB, ou chamada de doença mão-pé-boca, é uma infecção viral que causa erupções bolhosas nos locais indicados pelo seu nome. A incidência é de 90% nas crianças com idade até 5 anos, observou a pesquisa de surtos de doenças infecciosas realizada pelo governo do Japão.

Em geral são os vírus Coxsackie A6 e A16, o Enterovirus 71 e outros como o Echovirus são as causas dessa síndrome.

A SMPB é transmitida pelas gotículas e por contato. Por isso é importante tomar cuidado na creche e pré-escola.  

Sintomas

Depois de 3 a 5 dias do contágio surgem as pequenas erupções bolhosas nas mãos, pés e boca. Pode ou não dar febre, mas se der, em geral não é alta. Para se assegurar que está tudo bem convém levar a criança ao pediatra.

Não há vacina e em geral a doença desaparece depois de alguns dias. A recomendação é de fornecer líquidos e alimentação – sopinha ou batida no liquidificador. É para não deixar a criança desidratada e desnutrida, pois ela fica sem vontade de comer por causa da dor de garganta.

Creche e escola

A SMPB tem como característica que o vírus continua agindo mesmo após o surgimento do sintoma. E pode haver contágio antes mesmo do sintoma aparecer.

Por essas razões, não há regras específicas de ter que se ausentar da classe da pré-escola ou creche, como no caso da influenza, por exemplo.

Por isso, é preferível verificar qual é a norma estabelecida pela instituição, nesse caso específico.

Fontes: MHLW, NIID e InfluLab

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto de 6,8 em Yamagata: tsunami e consequências

Publicado em 18 de junho de 2019, em Informações

O terremoto que ocorreu às 22h22 gerou alerta de tsunami de 1 metro. Ocorreu apagão em várias cidades. O governo se reuniu imediatamente para medidas.

Área costeira onde ocorreu tsunami (Asahi)

Embora tenha sido gerado alerta de tsunami de 1 metro logo após a ocorrência do terremoto de magnitude 6,8 na noite de terça-feira (18),  às 22h22, não há notícia de danos. Foi pedido para que a população não se aproxime da costa e que procure um local alto para abrigo. A imprensa ficou noticiando o tempo todo os horários de chegada do tsunami, bem como os da maré cheia.

Publicidade

No Porto de Wajima e Nanao (Ishikawa) o tsunami chegou mais tarde, às 23h30.

Em Sakata-cho (Yamagata) há cerca de 20 pessoas que procuraram abrigo na polícia. Houve corte da comunicação, os telefones da polícia ou prefeitura não estão funcionando. Também há registro de apagões em várias cidades de Yamagata e linhas de trem da JR estão paradas na província. Há notícias de que o tráfego foi interrompido em trechos das vias expressas de Yamagata.

Em Hakusan (Niigata) a operação do trem foi interrompida.

Às 23h10 Yoshihide Suga, Secretário-Chefe de Gabinete fez pronunciamento público informando que as duas usinas da região não foram afetadas com o terremoto.

“Estamos reunidos para garantir a segurança da população”, afirmou, dizendo que as medidas já foram tomadas. Estão se empenhando na coleta de informações com sede de resposta ao terremoto já instalada.

Pediu para que os residentes fiquem atentos com rádio para se informarem já que ocorreram réplicas.

As 3 operadoras – au, Softbank e Docomo –  iniciaram o serviço de recados, por volta das 23h, o qual pode ser acessado pelas respectivas páginas web.

Por volta das 23h20 entraram 2 notícias de feridos, com lesões leves, em Yamagata.

Fontes: NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!