Restaurantes e fabricantes de alimentos expandem opções sem carne

Publicado em 16 de junho de 2019, em Sociedade e atualizado em 18 de junho de 2019 as 7:27 PM

Opções sem carne em restaurantes e prateleiras de supermercados estão aumentando no Japão.

Neste Artigo:
&nbspRestaurantes e fabricantes de alimentos expandem opções sem carne
Opções de pratos sem nada derivado de animais estão aumentando em restaurantes (ilustrativa/banco de imagens)

Opções veganas em restaurantes e prateleiras de supermercados estão aumentando no Japão para melhor atender turistas dos EUA e da Europa, onde dietas livres de produtos animais são comuns.

Publicidade

Agora, esforços também estão sendo feitos para criar pratos veganos que também satisfazem os paladares japoneses.

O Ginza Kuki, um restaurante japonês que abriu no outono passado no distrito de Ginza em Tóquio, começou a oferecer um course (prato) vegano em abril.

O course de maio do restaurante (¥12.000) incluía um prato principal de spring cabbage recheado com inhame, tofu, bulbos de lírio e cogumelos Auricularia polytricha cozidos e grelhados com ervas.

O restaurante começou a oferecer opções veganas porque havia recebido solicitações de clientes ocidentais por  culinária japonesa (washoku) vegana.

“Nossa opção vegana é criada para satisfazer os clientes mesmo que os pratos sejam livres de produtos animais”, disse o chef Shota Sato.

“Entretanto, espero que clientes japoneses que normalmente consomem carne também possam desfrutar dela”.

O site de informação de restaurantes Vegewel lista 921 estabelecimentos amigáveis aos veganos desde 18 de maio, alta de 30% dos 716 no fim de abril do ano passado.

“O número aumentou principalmente no início deste ano”, de acordo com um representante da empresa que opera a Vegewel, a Frembassy, com sede em Tóquio. “Os restaurantes estão acelerando esforços para melhor responder às necessidades dos veganos,  já que cada vez mais turistas estrangeiros devem visitar o Japão nas Olimpíadas de Paralimpíadas de Tóquio em 2020”.

A Natural Bar Paprika Vegan Dining  no distrito de Nishi (Osaka) oferece itens no cardápio que parecem bifes de hambúrguer ou ostras fritas, feitos a partir de grãos de soja e cogumelos, dentre outros ingredientes.

O restaurante, que abriu há 5 anos, disse que grande parte de seus clientes são mulheres preocupadas com a saúde e pessoas dos EUA e Europa, assim como um crescente número de turistas muçulmanos que não podem comer carne suína por questões religiosas.

Uma variedade de produtos feitos com grãos de soja e outros ingredientes com base em vegetais que imitam os sabores da carne foram desenvolvidos.

Em março, a Hikari Miso na província de Nagano lançou o “Yasai Soboro” – vegetais da estação picados e congelados – feitos a partir de um produto à base de fava da Finlândia. A variedade inclui três sabores: simples, mexicano e carê. A fabricante de missô disse que ele pode ser usado em pizzas e em gyoza, dentre outros pratos.

Contudo, pessoas que seguem uma dieta vegana rigorosa devem exercer cuidado, de acordo com um especialista médico.

A médica Keiko Nakamoto, especialista em nutrição no Hospital Adventista de Tóquio, disse que dietas as quais consistem apenas de alimentos com base em plantas quase não oferecem vitamina B12 necessária para manter a saúde sanguínea, ou vitamina D, que garante a eficácia da absorção do cálcio.

“Você pode desfrutar de um estilo de vida saudável se você tomar suplementos ou preparar pratos levando em consideração seu conteúdo nutricional”, disse ela.

Fonte: Yomiuri


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão