Proporção da população em idade ativa do Japão é a mais baixa do mundo

Segundo relatório das Nações Unidas, o Japão tem a menor proporção do mundo de pessoas em idade ativa em relação àquelas que têm 65 anos ou mais.

Proporção da população em idade ativa no Japão é a mais baixa do mundo (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão tem a menor proporção do mundo de pessoas em idade ativa em relação àquelas que têm 65 anos ou mais, de acordo com um relatório das Nações Unias divulgado na segunda-feira (17).

Publicidade

Enquanto a proporção, uma medição da carga colocada sobre a população em idade ativa pelos idosos que não trabalham, está caindo em todo o mundo, e o Japão fica com somente 1.8 pessoa com idade entre 25 a 64 para cada pessoa com 65 anos ou mais, de acordo com o relatório chamado “Perspectiva de População Mundial 2019: Destaques”.

“O Japão em 2019 tem a proporção de suporte potencial mais baixa de todos os países ou áreas com pelo menos 90.000 habitantes”, segundo o relatório do Departamento de Economia e Relações Sociais das Nações Unidas.

Em comparação, a proporção fica a 3.3 na Austrália e Nova Zelândia, e 3.0 na Europa e América do Norte. A África Subsariana tem uma proporção de 11.7.

Até o ano 2050 a projeção é de que 48 países, principalmente da Europa, América do Norte e Leste e Sudeste Asiático, terão proporções de suporte abaixo de 2.

“Esses baixos valores revelam o impacto em potencial da população idosa sobre o mercado de trabalho e desempenho econômico, assim como pressões fiscais que muitos países poderão enfrentar nas próximas décadas em relação a sistemas públicos de cuidados da saúde, aposentadorias e esquemas de proteção social para os de idade avançada”, de acordo com o relatório.

John Wilmoth, diretor da divisão populacional do departamento, disse que as mudanças no suporte ao longo do tempo são “inevitáveis”, apontando para expectativas de vida mais longas e famílias menores.

Ao descrever a sociedade idosa do Japão como “uma história parcialmente positiva” ele sugeriu que o país tome medidas, como mudar a idade de se aposentar e encorajar trabalhadores mais velhos a se manterem na força de trabalho para alterar a proporção de suporte a longo termo.

O relatório também indicou que a população do mundo deve aumentar em 2 bilhões nas próximas três décadas, dos atuais 7.7 bilhões para 9.7 bilhões em 2050.

O estudo conclui que a população mundial poderá atingir o pico no fim deste século a quase 11 bilhões.

A Índia deve ultrapassar a China como a nação mais populosa do mundo no ano 2027.

Pela primeira vez na história, o relatório indicou que em 2018 o número de pessoas com idade acima de 65 anos ultrapassou o de crianças com menos de 5 anos em todo o mundo, o que está levando à probabilidade de ter duas vezes mais idosos do que crianças com menos de 5 anos no ano 2050.

O número de pessoas com mais de 80 anos deve triplicar, de 143 milhões em 2019 para 426 milhões em 2050.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alertas de deslizamento emitidos para áreas atingidas pelo forte terremoto

Publicado em 19 de junho de 2019, em Sociedade

Começou a chover na manhã desta quarta-feira (19) nas províncias de Niigata e Yamagata e isso pode causar deslizamentos.

Telhados de casas na cidade de Tsuruoka, província de Yamagata, danificados pelo terremoto (NHK)

Autoridades da agência de meteorologia pedem aos residentes em áreas atingidas pelo forte terremoto na noite de terça-feira (18) que fiquem em alerta para possíveis deslizamentos de terra, visto que está chovendo na região.

Publicidade

A chuva começou na manhã desta quarta-feira (19) nas províncias de Niigata e Yamagata ao longo da costa do Mar do Japão.

A agência alerta que chuvas fortes de até 20mm/h são possíveis em partes da região até a noite desta quarta.

Enfatizam que o solo pode ter ficado solto por causa do terremoto, aumentando a probabilidade de deslizamentos.

A atividade sísmica continua alta, com 18 réplicas sentidas antes das 11h desta quarta-feira.

A agência pede aos residentes locais que se mantenham em alerta para réplicas de forte intensidade que podem ocorrer por cerca de uma semana.

Carro atolado na areia após o terremoto em Tsuruoka, província de Yamagata (NHK)

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!