Cuidados com o carro, cabelos, bolsas e câmeras na estação chuvosa

Na estação chuvosa (tsuyu) há cuidados especiais para os cabelos, carro, bolsa ou mochila e até com as câmeras de fotografia ou vídeo.

Cabelos indomáveis com a umidade nunca mais, cuidados com o carro e outros objetos (Pexels e Pixabay)

Nos dias mais úmidos a pele até fica mais bonita, porém, os cabelos… Quem nunca ficou incomodado com aqueles fios bobos que não param no lugar? Com umidade não há madeixas que aguentem. É o que você pensa, pois há produtos que podem lhe ajudar a manter os cabelos em ordem, sem arrepios ou revoltosos.

Publicidade

Xô cabelos indomáveis com a umidade

Para deixar os cabelos bonitos e ordenados, há produtos que custam na faixa de 500 ienes, como o MatoMage (pronuncia-se matomeejuu). Depois de arrumar os cabelos, passe o bastão levemente sobre os fios. Só isso é suficiente para acalmá-los. Ele vem em 3 versões: rosa e verde em wax que não precisa sujar as mãos, pois é em bastão, e um em spray. O mais vendido no Japão é o verde. Ele é encontrado nas farmácias e em lojas online (マトメージュヘアスタイリングスティック). Até os cabeleireiros usam esse produto.

Outra dica dos usuários é a linha Form Control da fabricante Schwarzkopf, indicada como excelente para os dias úmidos em que as madeixas “não ficam obedientes”. Eles custam mais caro, mas são indicados por blogueiros e YouTubers do Japão.

Produtos em alta no Japão para cabelos indomáveis: o da Schwarzkopf é a imagem do meio

Além desses, há outros produtos em gel e wax que ajudam os cabelos inquietos em dias úmidos. A dica dos cabeleireiros é de prendê-los para quem tem as madeixas longas. Para quem tem cabelos curtos, o ideal é passar esses produtos famosos.

Dentro da bolsa ou da mochila

Além das galochas e da capa de chuva, o guarda-chuva portátil pode ser muito útil nesses dias chuvosos. Mas, depois de usado pode ser um incômodo dentro da bolsa. Que tal comprar um artigo que pode ser muito útil? É uma capa revestida com um material para absorver toda a água da chuva.

Outro detalhe importante é levar sempre uma toalha de rosto para poder limpar a capa, além de outras partes da roupa ou corpo que se molharam por conta da chuva.

Chamado de 傘カバー (casa cabaa) pode ser encontrado nas lojas online ou de venda de guarda-chuvas

Spray impermeabilizante

Esse spray ajuda muito se for passado no guarda-chuva, na capa, nos calçados de tecido, na bolsa, no chapéu ou boné, nas roupas e até nos bancos do carro. Chama-se 防水スプレー (bousui supuree) e há de várias marcas e preços no mercado. Lembre-se que deve ser passado em superfícies secas. Ele é muito útil para proteção das vestes e calçados em dias de neve, por isso, é sempre bom tê-lo em casa.

Diversas marcas e preços de sprays impermeabilizantes

Cuidados com as câmeras e lentes

Uma das grandes preocupações dos amantes da fotografia são os fungos. Para evitar que eles se instalem nas lentes, é recomendável usar fungicida especial para essa época. É chamado de boukabizai 防カビ剤.

Sugestão dos fotógrafos japoneses: 1 pacote contém 2 unidades

Cuidados com o seu carro

Que tal verificar se a borracha do limpador de vidros está em dia ou se precisa ser trocada? Nada mais inconveniente do que um limpador (ワイパー, pronuncia-se waipaa) ruim em dia de chuva.

Outro produto indispensável é um agente removedor da película de gordura ou óleo do vidro do carro, chamado de ウィンドコーティング剤 (pronuncia-se windo kooteinguzai) ou procurar pela palavra-chave 油膜 (yumaku) nas embalagens ou em pesquisa na web. Há várias marcas no mercado e podem ser adquiridas em lojas especializadas para carros ou online. Esses produtos removem essa película sem danificar o vidro frontal do veículo.

agente removedor de película de gordura do vidro: várias marcas no mercado

Lembre-se de conferir se o reservatório do limpador de parabrisa está cheio. Se quiser reabastecê-lo, pode comprar um chamado de ウインドウォッシャー液 (pronuncia-se windo wosshaaeki), encontrado em postos de gasolina e lojas especializadas em produtos automotivos. Custam a partir de ¥100. Nada pior do que estar dirigindo e verificar que não tem água ou líquido nesse reservatório.

Líquido para o reservatório para limpeza do parabrisas

Outra coisa é verificar os pneus. Afinal, em dias de chuva, os pneus em bom estado oferecem mais segurança.

Verificar o estado dos pneus é importante

O interior do veículo deve ser mantido limpo e seco, como a casa, para evitar a formação de mofo e ácaros (dani em japonês). Os fungos gostam de umidade e de alimentos. Portanto, procure passar aspirador de pó e remover também a umidade. Pode usar secador de cabelo, jornal para absorver ou produtos específicos, os desumidificadores.

Se você gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos.

→ Outras dicas especiais para época de chuva no Japão (toque nos títulos em vermelho).

Fotos: divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

5 medidas contra a umidade com suas roupas

Publicado em 7 de junho de 2019, em Dicas Especiais

Durante a estação das chuvas e nos dias de alta umidade, armários e closet merecem atenção especial. Xô mofo, mau cheiro e traças, com as 5 medidas.

Closets bem arrumados, sem umidade e sem insetos com as 5 medidas para garantir roupas cheirosas e bem ventiladas (Wikimedia e Flickr)

As roupas dentro das gavetas, armário, guarda-roupa ou closet têm como inimiga a umidade. Veja as 5 medidas fáceis de executar, antes da estação chuvosa ou tsuyu. Se não tomar as medidas adequadas, o mofo e o mau cheiro acabam aparecendo. Além de tudo, fazem mal à saúde.

Publicidade

Mesmo lavando as roupas e guardando-as cheirosas no armário correm risco. O mofo pode danificar aquelas peças que adora. E o pior, pensa que estão em ótimo estado e na hora de sair vê que não dá para usar.

5 medidas + 2 dicas

Para evitar tudo isso, veja as 5 medidas fáceis que pode tomar já.

Antes de mais nada, procure retirar tudo dos armários para fazer uma bela limpeza. Basta um pano seco e álcool para retirar a poeira. Mãos à obra!

1 – Parte inferior do closet

Como a umidade é mais pesada, tende a acumular na parte inferior do closet. Por isso, comece colocando produtos dessecantes ou desumidificantes na parte de baixo.

No Japão há uma variedade grande, os quais podem ser adquiridos em supermercados e farmácias. São chamados de joshitsuzai 除湿剤. Têm uns específicos para closet e guarda-roupas, em formato de caixa, ideais para a parte inferior. Também pode forrar papel jornal ou dessecante em folhas.

Há inúmeros dessecantes no Japão. São chamados de joshitsuzai 除湿剤 (divulgação)

Depois de colocar algumas unidades na parte de baixo, use alguns de pendurar na barra do cabideiro. Pode também comprar os específicos para gavetas e colocá-los sobre as roupas.

Há marcas que o produto dessecante pode ser usado tanto no cabide quanto dentro dos calçados. Prático!

2 – Caminhos para o ar

Na sequência, que tal revisar o que usa e descartar o que não usa? O armário, cômoda ou guarda-roupa estão entupidos de tanta roupa?

Convém abrir um pouco de espaço criando caminhos para o ar fresco e seco dos dias de sol. Peças do vestuário feitas de lã e de outras fibras naturais como algodão e linho tendem a absorver a umidade naturalmente. Por isso, pendure no cabideiro os dessecantes para barras.

Se na parte inferior do closet tem gaveteiro, procure forrar um estrado de madeira. Há diversos tamanhos nas lojas do tipo home center e nos supermercados (すのこ, lê-se sunoko). São práticos!

Esse detalhe de abrir caminhos para a passagem de ar é super importante.

Estrados de madeira que podem ser adquiridos nos supermercados e lojas home center e ¥100 (divulgação)

3 – Organizar por material

Outra medida é separar e organizar as roupas por material. As de lã e caxemira ficam juntas. As de couro natural não devem ser dobradas nem amontoadas, pois criam mofo rapidamente. As de algodão, seda pura e linho devem ser penduradas no cabide e com certa folga.

Antes de colocar as peças dobradas nas gavetas, forre-as primeiro com dessecante, jornal ou estrado de madeira.

4 – Ventilação

Armários, gaveteiros e closet costumam ficar fechados. Nos dias de sol procure abrir e deixar ventilar. Faça isso sempre que puder, já que abriu caminhos para isso.

Dessecantes podem ser usados para pendurar, nos gaveteiros e sob os estrados (divulgação)

5 – Roupa que acabou de usar

A última medida é bem fácil. Supondo que usou um blazer ou uma capa e não sujou. Caso queira colocar a peça de volta no armário, sem lavar, deixe-a fora pendurada no cabide, por pelo menos 1 noite. A roupa pode ter pego umidade ou cheiro. Isso pode ser o começo do mau cheiro no closet.

Xô insetos e bem-vindo cheirinho

A primeira dica poderosa é sobre a prevenção contra os insetos. Traças, cupins e ácaros são totalmente indesejáveis. Afinal, podem danificar aquela roupa linda que acabou de adquirir. 

Depois da bela arrumação e prevenção contra mofo, chegou a vez de não permitir que esses seres minúsculos estraguem suas preciosas peças do vestuário.

Compre produtos inseticidas ou repelentes chamados de boochuzai 防虫剤 na farmácia, home center ou supermercados. Coloque-os pendurados no closet ou sobre as roupas nas gavetas.

Há produtos que não possuem cheiro de naftalina, por isso, não se preocupe.

Há inúmeros repelentes para armários e guarda-roupas no Japão chamados de 防虫剤, pronuncia-se boochuzai (divulgação)

Uma outra dica é usar produtos naturais como repelentes. Faça sachês e coloque pedaços de cedro (sugi, em japonês) ou um punhado de cravos-da-Índia ou folhas de louro. Também pode escolher a cânfora.

Diferente dos dessecantes comprados prontos, os sachês devem ser colocados nos cantinhos da gaveta e dos armários. Eles duram 3 meses, em média. E o melhor, protegem das traças e não deixam cheiro na roupa.

Por último, se gosta de sachês perfumados, que tal pendurar alguns e colocar outros nas gavetas?

As medidas são fáceis de executar, inclusive pode fazer o mesmo na sapateira. Como resultado terá closets e armários protegidos do mofo e dos insetos. Ainda por cima, cheirosos.

Já que o assunto é o vestuário, caso ainda não tenha lido as dicas especiais para lavar e secar roupas, toque aqui.

Caso queira saber quais são as máquinas de lavar roupa mais vendidas no Japão, toque aqui.

Por fim, se gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos.

Fonte: Allabout Fotos: divulgação, Wikimedia e Flickr 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!