Com novo sistema, ônibus para automaticamente se o motorista passar mal

A Hino Motors disse que o sistema será instalado em seus maiores ônibus turísticos a partir de julho.

Interior de um ônibus de turismo no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

Uma fabricante de veículos japonesa começará a comercializar ônibus que podem parar automaticamente se o motorista ficar incapacitado de repente.

Publicidade

A Hino Motors desenvolveu o Emergency Driving Stop System porque tem havido acidentes envolvendo motoristas de ônibus que acabam perdendo a consciência após passarem mal repentinamente.

A empresa disse que o sistema será instalado em seus maiores ônibus turísticos a partir de julho.

O sistema de segurança é projetado para ser usado em estradas. Uma câmera infravermelha monitora motoristas para verificar se seus olhos estão fechados ou se eles estão caindo sobre o volante.

O sistema também vai parar o ônibus automaticamente quando ele confirmar que o veículo saiu de sua faixa.

Se o ônibus começa a desacelerar, o sistema ativa as luzes de freio e aciona a buzina o veículo para alertar outros motoristas.

A empresa disse que esse será o primeiro sistema do tipo a ser instalado em veículos comerciais.

Hirokazu Okuyama da Hino Motors disse que um acidente envolvendo um ônibus com muitos passageiros ou um caminhão de porte grande poderia causar dano significativo.

Ele disse que a empresa colocará as tecnologias de segurança mais recentes em uso comercial.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Melancia: ótima para a beleza e saúde, mas saiba comê-la

Publicado em 14 de junho de 2019, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Uma das frutas que representa o verão é a melancia. Boa parte das pessoas pensa que o melhor é se servir dela bem gelada. Será?

Melancia fatiada (Flickr)

Essa fruta originária da África e que se espalhou pelo mundo tem fãs em todos os continentes. É refrescante, hidrata, faz bem para a beleza e corpo.

Publicidade

O professor do Departamento de Nutrição da Jikei Universidade de Medicina de Tóquio, Sadanori Akaishi, explicou como se servir dessa fruta suculenta, no programa da J-Wave.

“Como ela vem atraindo a atenção para a beleza também, é preciso prestar atenção para não perder seus nutrientes”, começa a explicar. Ele se refere à temperatura, pois a boa parte da população acha que deve deixá-la na geladeira até ficar bem gelada.

Temperatura ideal da melancia

“Gelar demais não é bom. Além de perder o sabor da doçura, ainda perde nutrientes. A temperatura ideal é de 20ºC. Assim, há aumento de 1,4 vez mais de betacaroteno e 40% a mais de licopeno”, explica.

Se gelar demais perde tudo isso. A dica dele é colocar a melancia na geladeira 1 hora antes de se servir.

Descarta as melhores partes?

Melancia fatiada (Pixabay)

Outro detalhe que ele aponta é “as pessoas costumam jogar fora uma parte excelente dela que é a faixa branca”.

“Nessa parte contém 2 vezes mais citrulina do que na polpa vermelha. Ela é um importante agente para rejuvenescer as artérias, melhorar o fluxo sanguíneo e promover a síntese de proteínas. Portanto, é vista como eficaz para a beleza da pele e para o crescimento do cabelo”, detalha.

Com esse argumento fica difícil descartar essa parte. A dica dele é usá-la em picles e saladas.

Benefícios

Essa fruta suculenta e fácil de ser ingerida é muito boa também para os olhos por causa do betacaroteno, por ser um diurético natural é boa para os rins, é importante anti-inflamatório e ajuda na prevenção do câncer.

Akaishi, que também é autor de livros, afirma que outra parte descartada pela maioria são as sementes. “São ricas em proteínas para os músculos. Ainda contém vitamina B6 que promove o metabolismo das proteínas”, explica.

A sua dica é separar as sementes, secá-las cobertas por uma peneira no sol, parti-las uma a uma e comer somente a parte interna, a branca. É aí que tem os nutrientes, aponta.

Conheça as outras frutas do verão (toque aqui) e se delicie! Pode se servir in natura como também pode preparar smoothies e saladas de frutas.

Veja também as hortaliças do verão.

Frutas do verão (Pexels)

Fonte: J-Wave

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!