Bebê do berçário de Gifu morre de encefalopatia por norovírus

O norovírus foi a causa da morte do bebê de um berçário e maternal da cidade de Kakamigahara.

Norovírus (Pixnio)

A prefeitura de Kakamigahara (Gifu) informou na terça-feira (25) que um bebê do sexo masculino, de 9 meses, matriculado em um berçário da cidade, morreu por encefalopatia (脳症, lê-se nosho). 

Publicidade

A informação é de que não foi encontrado vírus nas cerca de 90 crianças, de 0 a 5 anos, da mesma instituição. A origem da contaminação do bebê, vítima do norovírus, é desconhecida.

Ele teria sido levado para o berçário na segunda-feira (24) e logo foi constatada febre de 37,7ºC. Em cerca de 30 minutos a febre subiu para 37,9ºC, por isso, a mãe foi chamada para levá-lo.

No final do expediente a professora responsável teria ligado para a mãe a fim de saber do estado do bebê. Ela informou “teve convulsão e está inconsciente”, depois de levá-lo de emergência para o hospital. 

Na manhã seguinte a instituição recebeu um telefonema na terça-feira informando do falecimento.

A prefeitura instruiu a creche que avise os pais das crianças que quando apresentarem sintomas de febre e vômito se abstenham de levá-las. 

O norovírus é transmitido através da ingestão de água e alimentos contaminados ou por contágio e falta de higiene. Causa gastroenterite e no Japão são cerca de 8 mil pessoas contaminadas por ano. Os sintomas são vômito, diarreia, febre e dores abdominais e de cabeça. Ainda não há vacina para prevenção. 

Fonte: Chunichi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio em indústria de Aichi leva 11 horas para ser extinto

Publicado em 26 de junho de 2019, em Sociedade

O incêndio foi em uma indústria de papelão, em área residencial próxima a Nagoia, e levou 11 horas para ser controlado.

Foto feita do helicóptero do Chunichi Shimbun, às 18h40 de terça-feira

O Corpo de Bombeiros recebeu uma chamada por volta das 17h30 de terça-feira (25) de pedido de socorro para um incêndio, em área residencial, próxima à estação da Meitetsu Futatsuiri.

Publicidade

O fogo foi em uma fábrica de papelão em Nishibiwajima, cidade de Kiyosu (Aichi). Ele consumiu parte da indústria e atingiu residências vizinhas, no total de 6 prédios danificados. Apesar das labaredas não houve feridos.

Foram enviadas 19 unidades de caminhões dos bombeiros e as atividades de combate duraram 11 horas. As chamas só foram extintas depois das 4h30 de quarta-feira (26). 

Na indústria de papelão foram queimados o depósito e 2 prédios da fábrica, mais 3 residências parcialmente danificadas.

“O vento estava forte e a área estava escura de fumaça. Quando saí, não conseguia respirar e os papelões queimados voavam para longe”, disse o dono de uma bicicletaria da região para o Chunichi Shimbun.

Os peritos da polícia e bombeiros estão investigando a causa do incêndio.

Fontes: Chunichi, NHK e Tokai TV 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!