População de Kawasaki ultrapassa a de Kobe, ficando em 6.º dentre as 20 designadas

O Japão tem 20 cidades designadas por decreto governamental, maioria composta pelas capitais das províncias. Kawasaki ultrapassou Kobe.

Vista da cidade de Kawasaki (Wikipedia)

A Prefeitura de Kawasaki (Kanagawa) informou na quinta-feira (16) que sua população é de 1.526.630 residentes em estatística fechada no dia 1.º deste mês.

Publicidade

Isso significa que desbancou a outra cidade designada, Kobe, capital de Hyogo, a qual ocupava o 6.º lugar no ranking.

Quais são e significado das cidades designadas por decreto

No Japão são 20 as cidades designadas por decreto do governo, chamadas de seirei shitei toshi (政令指定都市), e tem como pré-requisito ter população superior a 500 mil habitantes.

Todas essas cidades devem ser divididas em bairros chamados de ku (), com suas subprefeituras e respectivas funções administrativas.

Kawasaki foi designada em abril de 1972 e em junho do ano seguinte bateu 1 milhão de habitantes. Tem o maior índice de crescimento populacional entre as 20 com 29,22%. Isso se deve ao fato de construir sequencialmente torres de prédios em larga escala, atraindo novos residentes.

Em 2019, as maiores cidades das 20 designadas são, exceto Tóquio:

  1. Yokohama: 3.747.967
  2. Osaka: 2.728.981
  3. Nagoia: 2.317.646
  4. Sapporo
  5. Fukuoka
  6. Kawasaki
  7. Kobe

Depois vêm as demais, sem estar na ordem populacional: Chiba, Hamamatsu (Shizuoka), Hiroshima, Kitakyushu (Fukuoka), Kumamoto, Quioto, Niigata, Okayama, Sagamihara (Kanagawa), Saitama, Sakai (Osaka), Sendai e Shizuoka.

Fontes: Nikkei e Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Teste do shinkansen com velocidade de 320Km/h mostrado para imprensa

Publicado em 16 de maio de 2019, em Tecnologia

Pela primeira vez o teste do trem-bala Alfa-X foi exibido para a imprensa, ao chegar na plataforma. Deverá estrear em 2030.

Apelidado de ‘nariz comprido’ (Sankei)

Pela primeira vez a JR East exibiu cenas do teste do shinkansen Alfa-X, chamado de long nose ou nariz comprido, ocorrido antes do amanhecer de quinta-feira (16).  

Publicidade

O trem-bala da próxima geração deverá chegar a uma velocidade de 360Km/h e os testes tiveram início em 10 deste mês, com 320Km/h. Esse aberto para a imprensa foi realizado no trecho Sendai (Miyagi) ~ Shin Morioka (Iwate), à 1h, após o encerramento das operações das linhas atuais.

Há duas versões do long nose, sendo uma de 16 e outra de 22 metros de comprimento. A JR está analisando a diferença de pressão aplicada à carroceria do trem-bala ao entrar em um túnel.

Esses testes estão sendo realizados a uma velocidade de 320Km/h para avaliar os desempenhos da aceleração e frenagem. Serão realizados continuamente até março de 2022 nesse mesmo trecho, 2 vezes por semana.

O Alfa-X deverá iniciar operação comercial em 2030 no trecho entre Tóquio a Sapporo.

Fontes: NHK e Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!