Pacientes infectados pela picada do carrapato ixodidae em Tóquio e Oita

São dois relatos de pacientes infectados, com SFTS, por causa da picada do carrapato ixodidae. Em Tóquio, foi o primeiro caso.

‘Madani’, o carrapato da família ixodidae (Mainichi)

É a primeira vez que foi detectada uma pessoa infectada com o vírus SFTS – síndrome grave de febre com trombocitopenia – em Tóquio.

Publicidade

O paciente tem idade na faixa dos 50 anos e se acredita que tenha contraído o vírus em consequência de picada do carrapato da família ixodidae, durante viagem a Nagasaki. Ele está hospitalizado por ter desenvolvido um distúrbio de consciência, segundo informações de quarta-feira (15).

Em Oita, também foi confirmado o primeiro caso deste ano, informaram as autoridades sanitárias da província.

O paciente de Nakasu na faixa dos 70 anos apresentou sintomas de febre alta e indisposição em 6 deste mês. No dia 14, o Centro de Pesquisa em Saúde e Meio Ambiente da Província realizou o exame de sangue, constatando o vírus SFTS.

Segundo seu relato, há possibilidade de ter sido picado durante atividades de ceifa e trabalhos agrícolas.

Cuidado com o ‘madani’

No período entre 2015 e 2018, foram 4 pacientes em Oita que morreram por causa desse vírus.

O vírus é transmitido por picada desse tipo de carrapato (chamado de madani em japonês) e a taxa de mortalidade é de cerca de 20%.

Foi encontrado pela primeira vez no Japão em 2013. Até 24 de abril deste ano, os dados mostram que foram 404 pessoas infectadas em 23 das 47 províncias, sendo que 65 morreram.

Até o outono, esse carrapato habita locais com grama e florestas, por isso, a melhor forma de prevenção é procurar cobrir o corpo usando calças e camisas de manga longa.

Fontes: Mainichi e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Carro avança contra parque e deixa ferido em Chiba

Publicado em 16 de maio de 2019, em Acidentes

Ato corajoso de professora de jardim de infância protege crianças de carro que avançou contra parque em Chiba. Saiba mais.

Publicidade

No dia 15 de maio, um carro que havia saído de estacionamento pago avançou contra parque em Ichihara, Chiba. No momento do incidente, havia crianças de jardim de infância no local.

A professora do jardim de infância, na faixa dos 30 anos, que estava supervisionando as crianças tentou protegê-las do veículo. O carro se chocou contra a mulher, que teve sua perna direita quebrada pelo impacto.

Takashi Sensui, 65, residente em Ichihara, que estava dirigindo o carro, foi preso sob suspeita de lesão ocasionada por direção perigosa. Nesta quinta-feira (16), ele foi transferido para o Escritório Público de Procuradoria.

As investigações da polícia revelaram que o forte impacto do acidente deixou os dois pneus dianteiros e um traseiro furados.

Antes de atingir o parque, o veículo havia subido o meio-fio da calçada de cerca de 20cm de altura, avançado contra as correntes que cercavam o parque e derrubado a cerca em volta da área de recreação com areia até parar.

A polícia acredita que o suspeito acelerou bruscamente o carro e manteve a velocidade. O motivo ainda é incerto, mas a polícia irá analisar as imagens das câmeras de segurança das proximidade para entender as circunstâncias do acidente.

Cidade de Ichihara pretende analisar a segurança dos parques

Devido a esse acidente, a cidade de Ichihara pretende analisar a segurança de 369 parques da cidade. Segundo a cidade, nas redondezas do Parque Nashinoki, onde ocorreu o acidente, havia hastes com correntes e cercas. Contudo, o veículo conseguiu derrubá-las e chegar até a área de recreação com areia.

Este local onde as crianças estavam brincando fica no canto do pequeno parque de 5m, muito próximo da calçada. Devido a isso, a cidade pretende verificar se não há perigo em relação à localização de brinquedos e áreas de areia dos 369 parques na cidade.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!