Ibaraki: mais suporte para crianças estrangeiras nas escolas

A província anuncia que já tomou várias iniciativas para melhorar o sistema de apoio às crianças estrangeiras matriculadas nas escolas da rede pública.

Alunos do primário no Japão (Flickr)

O Conselho de Educação da Província de Ibaraki já deu início às melhorias para reforço do ensino dos costumes e idioma japonês para as crianças estrangeiras matriculadas nas escolas da rede pública.

Publicidade

Segundo informação de quinta-feira (23) a previsão é de iniciar já em junho. Pretende encaminhar intérpretes para as escolas do primário e ginásio com a finalidade de dar apoio aos estudantes que ainda não têm compreensão do idioma japonês. Dessa forma pretende ajudar a elevar o nível do aprendizado.

Houve aumento das crianças estrangeiras em idade de escolaridade obrigatória. Segundo dados de maio do ano passado são 2.467, o que significa 37% a mais do que há 10 anos.

A maioria delas tem como origem a China, Brasil e Filipinas, presentes em ⅓ das escolas da província, ou 222 instituições.

Cerca de metade dos alunos necessita de instrução do idioma japonês, o que interfere na comunicação dentro da sala de aula, por não conseguir ler um trecho do livro didático, por exemplo.

Recrutou nas universidades profissionais que possam servir de intérprete e tradutor para auxílio entre professores e alunos, além de seus pais.

Para que os estudantes estrangeiros possam frequentar o colegial está sendo preparado um guia. Além disso pretende contar com a colaboração de voluntários, governos locais e organizações relacionadas à educação.

Fonte: Ibaraki News 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor recorde para maio previsto neste fim de semana no Japão

Publicado em 24 de maio de 2019, em Tempo

Algumas áreas terão temperaturas diurnas de 35 graus no domingo (26). Saiba mais.

Mapa da AMJ mostra clima ensolarado em todo o Japão no sábado, 25 de maio

Muitas partes do Japão registraram temperaturas de 30ºC na quinta-feira (23). A agência de meteorologia faz um alerta em relação a altas temperaturas atípicas ao longo do fim de semana.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão- AMJ informou que as temperaturas subiram em todo o país devido a um sistema de alta pressão sobre o arquipélago.

Nesta sexta-feira (24) o calor também continuou. Na província de Oita a temperatura chegou aos 30ºC, em Tóquio 29.3ºC e em Quioto 29.1ºC.

Sete estudantes do primário na província de Mie e cinco do colegial em Tóquio foram levados a hospitais por suspeita de hipertermia.

Autoridades alertam para doenças induzidas pelo calor, visto que as temperaturas devem aumentar ainda mais nos próximos dias. Algumas áreas poderão registrar temperaturas diurnas de 35 graus no domingo (26) e o clima quente deve continuar até a segunda-feira (27).

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!