Drama das crianças separadas dos pais detidos nos presídios da Imigração

Publicado em 14 de maio de 2019, em Sociedade

O governo Trump foi criticado por separar as famílias quando da prisão dos estrangeiros ilegais, mas ocorre também no Japão e com aumento desses casos.

Neste Artigo:
&nbspDrama das crianças separadas dos pais detidos nos presídios da Imigração
Centro de Imigração Higashi Nihon, em Ushiku, Ibaraki, onde há centenas de estrangeiros detidos (Blogos, 2017)

Os estrangeiros em situação irregular com seus vistos de permanência são detidos e ficam nos presídios do Departamento de Imigração, onde não são aceitas crianças. Por isso, vem aumentando o número de pequenos separados dos pais, encaminhados para o Jidosodansho ou Centro de Aconselhamento Infantil.

Publicidade

Através dos dados do Ministério da Justiça a imprensa japonesa soube que em 2017 havia 28 crianças estrangeiras separadas de seus familiares. Se Trump foi criticado por fazer isso, o mesmo vem ocorrendo no Japão. De 2016 ao ano seguinte houve um aumento de 700% de crianças separadas da família.

Um advogado especializado em direitos humanos critica “Não há histórico de pais que deixam seus filhos no Japão e escapam, por isso a detenção é desnecessária e sem sentido”.

Há uma grande preocupação com o estado emocional das crianças colocadas no Jidosodansho. Em 2017 uma família de turcos recém-chegada foi encaminhada separadamente. Os pais, cada um em um presídio diferente, e duas crianças em idade pré-escolar foram para a instituição de abrigo.

Outro advogado especializado em direitos humanos aponta sobre a proibição da intervenção do país na separação da família.

O Japão é membro da Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados “mas não tem feito quase nada, é melhor que não seja”, declarou uma curda cujo marido está detido há 1 ano e 2 meses. “A família está separada e as crianças sofrem”, afirmou. Ela e seus filhos estão sob cuidados de voluntários que apoiam essas vítimas.

Fontes: ANN e Tokyo Shimbun


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!