Drama das crianças separadas dos pais detidos nos presídios da Imigração

O governo Trump foi criticado por separar as famílias quando da prisão dos estrangeiros ilegais, mas ocorre também no Japão e com aumento desses casos.

Centro de Imigração Higashi Nihon, em Ushiku, Ibaraki, onde há centenas de estrangeiros detidos (Blogos, 2017)

Os estrangeiros em situação irregular com seus vistos de permanência são detidos e ficam nos presídios do Departamento de Imigração, onde não são aceitas crianças. Por isso, vem aumentando o número de pequenos separados dos pais, encaminhados para o Jidosodansho ou Centro de Aconselhamento Infantil.

Publicidade

Através dos dados do Ministério da Justiça a imprensa japonesa soube que em 2017 havia 28 crianças estrangeiras separadas de seus familiares. Se Trump foi criticado por fazer isso, o mesmo vem ocorrendo no Japão. De 2016 ao ano seguinte houve um aumento de 700% de crianças separadas da família.

Um advogado especializado em direitos humanos critica “Não há histórico de pais que deixam seus filhos no Japão e escapam, por isso a detenção é desnecessária e sem sentido”.

Há uma grande preocupação com o estado emocional das crianças colocadas no Jidosodansho. Em 2017 uma família de turcos recém-chegada foi encaminhada separadamente. Os pais, cada um em um presídio diferente, e duas crianças em idade pré-escolar foram para a instituição de abrigo.

Outro advogado especializado em direitos humanos aponta sobre a proibição da intervenção do país na separação da família.

O Japão é membro da Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados “mas não tem feito quase nada, é melhor que não seja”, declarou uma curda cujo marido está detido há 1 ano e 2 meses. “A família está separada e as crianças sofrem”, afirmou. Ela e seus filhos estão sob cuidados de voluntários que apoiam essas vítimas.

Fontes: ANN e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo do Japão rebaixa avaliação da economia

Publicado em 14 de maio de 2019, em Economia

A economia está se ‘deteriorando’ pela primeira vez em seis anos, segundo o governo.

Pessoas fazendo compras em supermercado (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão rebaixou sua avaliação da economia na segunda-feira (13), usando a expressão “deteriorando” pela primeira vez em mais de seis anos, em meio à lenta demanda nas exportações de automóveis e equipamentos de fabricação.

Publicidade

O Escritório do Gabinete disse que seu índice coincidente de condições de negócios para março caiu 0.9 ponto em comparação ao mês anterior, para 99.6, contra a base de 100 em 2015.

O rebaixamento é um grande revés para o primeiro-ministro Shinzo Abe enquanto seu governo está determinado a aumentar o imposto sobre consumo em outubro dos atuais 8% para 10%, uma medida que pode diminuir os gastos do consumidor e ferir a terceira maior economia do mundo.

A avaliação do principal indicador feita pelo Escritório do Gabinete ocorreu após uma recente série de dados econômicos fracos, incluindo uma queda de 0.9 por cento da produção industrial em março, em meio a prolongadas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Um representante do governo informou aos repórteres que fracos envios à China e a outras partes da Ásia de equipamento usado para produzir semicondutores pesaram nos resultados do mês reportado.

O Escritório do Gabinete usou a mais fraca de suas cinco expressões para avaliação de seu principal indicador ao descrever a economia como “deteriorando”. A última vez que ele usou tal descrição para o indicador foi entre outubro de 2012 e janeiro de 2013.

Um painel do governo decidirá formalmente a extensão do ciclo econômico após analisar mais dados, um processo que pode levar mais de um ano.

Analistas dizem que o painel pode não julgar a situação “deteriorando” como fase recessiva, se uma desaceleração econômica provar ser de curta duração.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!