Cerca de 80% das pessoas no Japão apoiam ter uma mulher no Trono do Crisântemo

Publicado em 15 de maio de 2019, em Sociedade

Com somente três herdeiros do sexo masculino na linha ao trono, garantir uma sucessão imperial uniforme é uma questão importante.

Neste Artigo:
&nbspCerca de 80% das pessoas no Japão apoiam ter uma mulher no Trono do Crisântemo
A família imperial (Wikimedia)

Mais de três quartos dos japoneses apoiam a permissão para mulheres ascenderem ao Trono do Crisântemo, mostra uma pesquisa de opinião da Nikkei, indicando uma lacuna entre a opinião pública e a resistência do atual governo até agora.

Publicidade

Em relação à aprovação do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe, ela saltou 7 pontos percentuais em relação à última pesquisa, no fim de março, para 55% na enquete feita entre 10 e 12 de maio.

Também notável foi um aumento na classificação pública do secretário-chefe do gabinete Yoshihide Suga, que recebeu o quarto maior apoio dentre os possíveis candidatos para se tornar o próximo premier do Japão.

O apoio para o gabinete de Abe se recuperou para onde estava logo após a corrida de liderança do dominante Partido Liberal Democrático – LDP em setembro passado. A desaprovação caiu 7 pontos, para 35%.

Questionados sobre quem deveria ser o próximo primeiro-ministro, 23% dos entrevistados nomearam Abe e outros 23% escolheram Shinjiro Koizumi, filho do ex-premier Junichiro Koizumi.

Eles foram seguidos pelo ex-secretário-geral do LDP, Shigeru Ishiba, que ganhou apoio de 11%. Suga, o braço direito de Abe, subiu para o quarto lugar com 7%, alta dos 2% em outubro de 2018.

Com somente três herdeiros do sexo masculino na linha do trono, garantir uma sucessão imperial uniforme é uma questão iminente para a monarquia sobrevivente mais antiga do mundo. Os 76% dos entrevistados a favor de ter uma imperatriz reinante ultrapassou muito os 14% que são contra.

Em uma pesquisa realizada no mês de junho de 2017, 77% apoiaram a ideia e 12% foram contra.

A lei aprovada naquele mês permitindo o então imperador Akihito a abdicar incluiu um adendo observando que o país precisa considerar várias opções para garantir uma sucessão estável. O governo deve retomar a questão após todos os eventos relacionados à ascensão do imperador Naruhito terem sido concluídos no outono.

O imperador Naruhito e sua família têm amplo apoio público, com 78% dos entrevistados dizendo que se sentem ligados à família imperial e 15% dizendo que não.

Mais de 70% dos respondentes de todos os gêneros e faixas etárias sentiram uma conexão, e o sentimento foi principalmente forte dentre aqueles com idades de 40 a 59 anos, a 83%.

Por afiliação política, 84% dos apoiadores do LDP disseram que se sentem conectados à família, comparado a 75% dos que são opostos e 69% de independentes.

Em geral o público está feliz com o nome da nova era, Reiwa, com 72% dos apoiadores do gabinete dizendo que o apreciam. Mesmo dentre aqueles que não apoiam o gabinete, 55% disse que estão satisfeitos com o nome.

A oposição contra o aumento do imposto sobre consumo de 8 para 10 por cento planejado para outubro aparentemente cresceu, com 52% dos entrevistados contra e 41% a favor. Na pesquisa de março 47% dos entrevistados foram contra enquanto 45% eram a favor.

No plano de Abe para revisar a constituição do Japão, 48% dos entrevistados disseram que o estatuto pacifista está bom desse jeito, enquanto que 41% apoiaram uma atualização. Os resultados ficaram amplamente inalterados desde abril de 2018, quando o mesmo tema foi perguntado.

A pesquisa foi conduzida através de discagem aleatória por telefone e recebeu 938 respostas, para uma taxa de resposta de 44,7%.

Fonte: Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
UNIP Faculdade à distância
Kumon - Estude japonês!