Aumento dos casos de acidente de trabalho com estrangeiros

O número de vítimas estrangeiras de acidente de trabalho, incluindo mortes, foi recorde, passando de 2,5 mil pessoas.

Luva de trabalhador (Pixabay)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão informou no sábado (18) que o número de vítimas estrangeiras, incluindo as fatais, em decorrência dos acidentes de trabalho em 2018 foi de 2.847 pessoas.

Publicidade

Isso se traduz em aumento de 14,2%. Se comparado a 10 anos, quando foram registrados 1.443 casos, o número praticamente dobrou. Atualmente são 1,46 milhão de trabalhadores estrangeiros, três vezes mais que 10 anos atrás.

Pelo sétimo ano consecutivo houve aumento e registrou-se número recorde. Entre eles, 784 estagiários técnicos foram identificados como tendo um ambiente de trabalho precário.

Com o aumento previsto da população estrangeira, a partir de abril deste ano, o ministério pretende promover mais segurança e higiene no ambiente de trabalho.

O número total de vítimas pelos acidentes de trabalho, japoneses e estrangeiros, foi de 127.329 em 2018, com aumento de 5,7%. Dentre as vítimas 909 trabalhadores tiveram suas vidas ceifadas.

Fontes: Nikkei e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Progresso do serviço multilíngue do 119 em Shizuoka

Publicado em 20 de maio de 2019, em Sociedade

Com o crescente aumento dos residentes estrangeiros em Shizuoka avança o sistema de atendimento em diversos idiomas no 119.

Corpo de Bombeiros e ambulância (imagem ilustrativa: OpenCage)

No Japão o número de telefone 119 é exclusivo para chamar a ambulância e o Corpo de Bombeiros. Com o crescente aumento dos estrangeiros, tanto para trabalhar quanto para o turismo, a comunicação eficiente com esse serviço de emergência é importante.

Publicidade

A Central do Corpo de Bombeiros tem atendimento 24 horas e para facilitar o diálogo com o interlocutor estrangeiro passa a usar o Centro de Interpretação da iniciativa privada.

O governo do país tem como meta proporcionar esse serviço em todas as unidades até 2020. Quando um estrangeiro faz a chamada a comunicação é feita em 3 – interlocutor, intérprete e atendente da central de emergência.

Em Shizuoka são 16 centrais do Corpo de Bombeiros, sendo que a metade já está com esse sistema em funcionamento, incluindo Hamamatsu.

No caso do estrangeiro ser socorrido de ambulância é usado um app do tablet para com serviço de intérprete simultaneamente. Entre outros idiomas estão sendo usados o português, inglês e chinês. Oito cidades como Kosai e Iwata já estão utilizando. No ano passado 27 pessoas socorridas foram beneficiadas com o app.

Na província são cerca de 90 mil estrangeiros residentes, sendo que as maiores comunidades são de brasileiros, chineses e filipinos. “Até pouco tempo a comunicação era com gestos mas com a utilização das tecnologias da comunicação e informação-TICO podemos transportar para a instituição médica mais adequada”, declarou o departamento de segurança da Sede do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Chunichi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!