Sharp de Kameyama: 151 filipinos com dias de trabalho muito reduzidos

Desta vez o problema aflige os filipinos que tiveram redução dos dias de trabalho, o que reflete em menos ganho.

Sindicato explica sobre o problema dos trabalhadores filipinos na Sharp (CTV)

O sindicato Union Mie informou para a imprensa, na quinta-feira (4), que 151 filipinos, trabalhadores através de empreiteira na Sharp de Kameyama (Mie), foram notificados da redução de dias de trabalho, neste mês.

Publicidade

Segundo o sindicato a jornada de 20 dias de trabalho deverá ser reduzida a 15, o que afeta o salário, caindo para ¾ do normal. A justificativa é por causa da queda na produção.

A planta de Kameyama produz painéis de LCD para sistemas de navegação de carros e dispositivos médicos. Acredita-se que a redução da produção está progredindo devido à transferência de bases para o exterior.

Em novembro do ano passado trabalhadores brasileiros e outros estrangeiros passaram pelo mesmo problema de suspensão.

Fonte: Chukyo TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Panelas de pressão no Japão: tipos e as 7 mais vendidas

Publicado em 5 de abril de 2019, em Cotidiano

Existe uma infinidade de panelas de pressão no Japão, desde as mais simples às elétricas. Veja o ranking das mais vendidas.

Além do feijão nosso de cada dia, vários pratos podem ser preparados rapidinho com a panela de pressão

A panela de pressão é uma mão na roda para quem cozinha. Além da rapidez ajuda na economia doméstica por consumir menos gás ou energia elétrica se usar o fogão vitrocerâmico. Também conserva as propriedades dos alimentos.

Publicidade

Para o feijão nosso de cada dia, ela é um item indispensável na cozinha. Então, saiba que os tipos disponíveis no Japão são basicamente os mesmos do Brasil: convencionais – de peso ou mola – voltada para fogões a gás e vitrocerâmico e elétrico. Os preços variam de pouco mais de 3 a quase 30 mil ienes.

Em agosto do ano passado, um site japonês realizou um teste com as disponíveis no mercado, sob a supervisão e análise de uma analista de gastronomia e food coordinator (algo como coordenadora de alimentos, na tradução livre).

Independente da marca, elas analisaram 3 aspectos: tempo de cozimento, acabamento do alimento cozido e facilidade de uso. Foram analisados 8 tipos diferentes, todos com pressões de 80 a 140kPa.

Análise dos alimentos cozidos nas diversas panelas de pressão (The 360 Life)

Em todas elas experimentaram cozinhar carne de porco, peixe cavala (saba) e abóbora. Avaliaram também o peso de cada panela, a facilidade de manuseio, a segurança e a facilidade de manusear a tampa, a veracidade da pressão em kPa, a menos barulhenta e a dificuldade/facilidade em queimar o alimento.

A que bateu todas as concorrentes foi uma das mais baratas do mercado, da marca Pearl Metal. Ela aparece na lista das mais vendidas, veja.

Ranking das 7 mais vendidas no Japão  

No ranking há 2 tipos de panelas de pressão: a elétrica e de descompressão que usa molas. Qual a diferença entre essa e a simples usada no Brasil?

A com peso é fácil de saber quando inicia a fervura, essa peça começa a se agitar e apitar. Então, sabe-se que está na hora de abaixar o fogo.

A com mola é mais silenciosa e permite selecionar o tipo de pressão, se quer mais suave ou mais forte, com regulador rotativo. Para saber quando começou a pressão, sobe um pino vermelho. As desse tipo são as mais vendidas no Japão.

Os materiais utilizados pelos fabricantes são alumínio e aço inox, com camada antiaderente ou não. As com acabamento em inox são mais seguras para a saúde.

No fim desta matéria tem uma panela de pressão diferente e inusitada. Seu preço é atraente.

7 – Koizumi

É elétrica, com 5 modos de cozimento, incluindo o arroz. De fácil manuseio, permite programar e manter o prato quente por 12 horas. Tem capacidade para 2,5 litros. Acompanha uma colher para arroz, uma concha e um copo medidor. Custa na faixa de 11 mil ienes.

6 – Siroca SPC-101

É da marca de Hong Kong, consome 700W, que cozinha legumes, carnes, arroz e outros, bastando selecionar no painel. Ideal para famílias pequenas, pois cozinha no máximo 2 litros e chega 70kPa de pressão. Disponível nas cores branca, vermelha e marrom. Custa em torno de 11 mil ienes.

5 – Clipso Minit Duo

É da marca T-Fal, uma panela 2 em 1 (クリプソ ミニット デュオ) que tanto pode ser usada como panela de pressão com panela comum. Tem capacidade para 4,2 litros, seletor para escolher qual função, a pressão chega a 65kPa, e de fácil manuseio. Pode ser usada em todos os tipos de fogão. Tem revestimento antiaderente de titânio. Custa na faixa de 13.100 ienes.

4 – Wonder Chef

Esta é uma elétrica ワンダーシェフ 電気圧力鍋, que funciona a 50/60Hz e consome 800W, faz arroz, ensopados, curries, caldeiradas, feijão, etc. Como a panela elétrica de arroz, quando o prato fica pronto, soa um alarme e automaticamente entra no modo para conservar aquecido. Tem capacidade para 4 litros e com ela vem uma tampa de vidro, 1 concha, 1 colher para arroz, 1 bandeja para cozinhar a vapor, 1 livro de receitas e 1 limpador de pino. Custa em média 12 a 13 mil ienes.

3 – T-Fal 6 litros

A fabricante promete 10 anos de garantia para ela (modelo Clipso Arch P4360732), com regulador para 3 pressões, acompanha tampa de vidro e uma bandeja para cozimento a vapor. Para abrir e fechar é fácil, com uma mão. A tampa fecha em qualquer ponto, bastando abaixar a alça superior. Funciona em todos os tipos de fogão e promove economia, gasta-se ⅓ da panela simples. Não ocupa muito espaço para guardar pois não tem cabo comprido. Preço de 12 a 14 mil ienes.

2 – Pearl Metal

Este fabricante disponibiliza as panelas de pressão em vários tamanhos: 2,5l, 3,5l, 4,0l, 4,2l, 4,5l, 5,5l e 6l, todas com um livro de receitas. Além disso, há facilidade para adquirir a borracha ou o pino regulador, como também os acessórios como tampa de vidro ou bandeja para cozimento a vapor. Se não quiser uma com cabo comprido, pode adquirir uma de 4 litros, com duas abas laterais. Pode ser usada em qualquer tipo de fogão. A mais vendida, de 3,5l pesa apenas 2 quilos. A pressão de todos os modelos varia de 60kPa a 100kPa. A de 3,5l custa menos de 4 mil ienes. A de 2,5l pode ser adquirida na faixa de 3,3 mil ienes. Todas são de aço inox.

1 – Zojirushi EL-MB30

Com capacidade de 1,5l, é elétrica, consome 1.200W, ideal para famílias pequenas. A marca é famosa por oferecer produtos de primeira linha. Basta colocar os ingredientes na panela, selecionar a função no painel e esperar o alarme tocar. Cozinha legumes, pescados e carnes, proporcionando variar bem o cardápio todos os dias. A vantagem da panela de pressão elétrica é que não queima os alimentos. A cor é bordô e preço fica na faixa dos 27 mil ienes.

Panela de pressão de plástico?

Sim, há panelas de pressão próprias para serem usadas em forno de micro-ondas. Os materiais usados na sua fabricação são plástico e silicone. A pressão não é forte (27kPa) mas ajuda. Dá para fazer arroz, bolos, pudim, cozidos e caldeiradas. A da Iris Aoyama (マイヤー 電子レンジ圧力鍋) tem capacidade para 2,3l, várias cores e custa na faixa de 3,8 mil ienes. A da marca スケーター custa na faixa de 6 mil ienes.

Fontes e fotos: Kakaku, The 360 Life e Amazon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!