Novas cédulas de iene serão introduzidas

Publicado em 9 de abril de 2019, em Sociedade

Um anúncio oficial sobre as notas, que estão passando pela primeira reformulação desde 2004, deve ser feito em breve.

Neste Artigo:
&nbspNovas cédulas de iene serão introduzidas
Na imagem acima as cédulas de iene atualmente em circulação (banco de imagens)

O Japão planeja introduzir novas notas de 10.000, 5.000 e 1.000 ienes com avançados elementos antifalsificação, disseram fontes familiares ao assunto nesta terça-feira (9).

Publicidade

As cédulas vão destacar, respectivamente, o industrial Eiichi Shibusawa (1840-1931), a educadora Umeko Tsuda (1864-1929) e o médico e bacteriologista Shisabasuro Kitasato (1853-1931), disseram as fontes.

Um anúncio oficial sobre as notas, que estão passando pela primeira reformulação desde 2004, deve ser feito em breve. De acordo com a NHK, as notas devem entrar em circulação daqui a alguns anos.

&nbspNovas cédulas de iene serão introduzidas
A foto acima exibe amostras das novas cédulas de 10.000, 5.000 e 1.000 ienes (Kyodo)

Shibusawa é amplamente conhecido como o “pai do capitalismo japonês”. Ele fundou o primeiro banco moderno do Japão, chamado de Primeiro Banco Nacional, que atualmente é o Mizuho Bank.

Tsuda é lembrada como cristã e pioneira na educação para mulheres no país. Ela fundou o que agora é a Universidade de Tsuda em Tóquio.

Kitasato é conhecido por ter ajudado a descobrir um método para prevenir tétano e difteria e, no mesmo ano que Alexandre Yersin na França, descobriu o agente infeccioso responsável pela peste bubônica.

As atuais cédulas destacam o educador Yukichi Fukuzawa (1835-1901) na nota de 10 mil, a novelista da era Meiji Ichiyo Higuchi (1872-1896) na cédula de 5 mil e o microbiologista Hideyo Noguchi (1876-1928) na de mil ienes.

Sob o plano, o governo também substituirá a moeda de 500 ienes por uma nova, mas manterá a atual nota de 2 mil ienes em circulação.

&nbspNovas cédulas de iene serão introduzidas
De acordo com fontes, as novas notas vão destacar, à partir da esq., o industrial Eiichi Shibusawa, a educcador Umeko Tsuda e o médico e bacteriologista Shibasaburo Kitasato (Kyodo)
Fonte: Mainichi, NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!
Banco do Brasil