Murata faz doação para classe de intensivo japonês em Izumo

A indústria que emprega brasileiros fez uma doação para a prefeitura de Izumo, para equipar sala de aula de japonês para as crianças.

Diretor da Murata, à esq., e secretário da educação à dir. (Pixabay/Mainichi)

Começa neste ano fiscal a classe intensiva para ensino do japonês às crianças estrangeiras que chegam na cidade de Izumo (Shimane).

Publicidade

A Murata, indústria que emprega mão de obra brasileira, fez uma doação à prefeitura para aquisição de cadeiras, mesas, impressora, quadro, monitor de TV, entre outros materiais.

O diretor da Murata, Takashi Masuda, fez a entrega da doação, em 8 deste mês, para Nobuyuki Makino, secretário da educação da cidade.  

Essa classe de mergulho intensivo do idioma japonês é voltada para as crianças que chegam e necessitam desse aprendizado para que possam frequentar a escola.

Somente na Murata há pelo menos 2,3 mil trabalhadores. Na cidade são 172 crianças que necessitam de reforço no idioma japonês, grande maioria de brasileiros, com tendência de aumento.

Para atender essas crianças a cidade inicia na segunda-feira (15) esse intensivo de 1 mês, com 5 brasileiros. Aprenderão os cumprimentos, bons modos e regras da sociedade, tudo em japonês.

“Espero que as crianças superem a barreira do idioma para a construção de relacionamentos profundos”, declarou Masuda.

Fontes: Mainichi e NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Turminha da Monica exclusivo para crianças brasileiras de Hamamatsu

Publicado em 15 de abril de 2019, em Comunidade

Sob encomenda da Associação Internacional de Hamamatsu as creches e pré-escolas ganharão novo gibi, produzido especialmente para a cidade.

Turma da Monica ensina como é a vida no primário (Lettuce Clube/Chunichi)

A produção japonesa do cartunista Mauricio de Sousa, 83, residente no Brasil, atendeu ao pedido da Associação Internacional de Hamamatsu (Shizuoka).

Publicidade

O tema desse exclusivo Turminha da Monica é o preparo para ingressar na escola primária japonesa, no idioma do país. É voltado para as crianças brasileiras, seus pais e professores.

No novo e exclusivo gibi é mostrado o desenvolvimento dos pequenos de 1 a 6 anos e também como devem se preparar para o início da vida escolar. São mostrados aspectos típicos do Japão em relação à troca de roupa, preparo de comida, como se portar dentro do transporte público, entre outros.

A Associação Internacional de Hamamatsu encomendou a obra, mas para bancar os custos de impressão contou com doações de entidade local e dos empresários brasileiros.

“Se os pais estrangeiros tomam conhecimento sobre o sistema educacional japonês as crianças poderão ir para o ensino fundamental sem sofrerem choque cultural”, explica Risa Kikuyama, da associação.

O novo gibi será oferecido gratuitamente para as creches e pré-escolas dos bairros onde há concentração de brasileiros.

Fonte: Chunichi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!