Diretor de escola é multado após tentar proteger alunos do tráfego

O diretor da escola primária foi multado por desenhar linha de parada para tornar rua mais segura.

A linha branca pintada com spray pelo diretor em março de 2018 (Terebi Nishi Nihon)

O diretor de uma escola de ensino primário na província de Fukuoka pintou uma marca em uma rua para parar o trânsito e garantir a segurança de seus alunos.

Publicidade

O diretor foi multado em 40 mil ienes por violar a Lei de Tráfego em Rodovias por desenhar uma linha branca em uma rua sem permissão.

O incidente ocorreu em março de 2018 perto de um cruzamento em T em uma rua de duas mãos na parte central da província.

O cruzamento tem semáforos e uma linha de parada para veículos em frente a uma faixa de pedestres.

Contudo, os alunos usam uma rota em um trecho de 35 metros de extensão de uma ladeira que termina bem antes da linha de parada. Aparentemente a preocupação do diretor era que as crianças descessem correndo e fossem de encontro com os veículos parados.

Então ele pintou com spray uma linha branca de “pare” na rua onde a ladeira termina, cerca de 15 metros antes da linha de parada real. Dessa forma, os carros parados no cruzamento não bloqueariam a rota na ladeira.

“Achei que era perigoso porque as crianças descendo a ladeira poderiam se deparar com os carros aguardando o semáforo abrir”, disse depois o diretor ao conselho educacional da cidade.

Contudo, o ato bem-intencionado do diretor levou alguém a fazer uma ligação de emergência para a polícia em abril de 2018.

Em julho, a polícia da província de Fukuoka enviou o caso à promotoria como violação suspeita da Lei de Tráfego em Rodovias.

Em 1º de agosto o diretor recebeu uma ordem resumida para pagar uma multa de 40 mil ienes.

O conselho educacional da cidade, o qual disse que anteriormente havia discutido a segurança no cruzamento com o diretor, o reprimiu verbalmente.

Sobre a  linha marcada pelo diretor foi passada tinta vermelha para que ela se misturasse à superfície da rua.

A marca de sparay feita pelo diretor foi eliminada (Terebi Nishi Nihon)

A polícia disse que a ideia do diretor não era somente ilegal, mas também ineficaz como medida de segurança.

“Se a linha de parada for movida e redesenhada onde o diretor sugeriu, um carro descendo a ladeira da escola para virar à esquerda poderia entrar no cruzamento com o farol vermelho”, disse um oficial da polícia provincial.

O conselho da educação da cidade disse que dará orientações de segurança às crianças e dizer a elas que não desçam a ladeira correndo.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japoneses e estrangeiros juntos na associação dos residentes, em Aichi

Publicado em 25 de abril de 2019, em Comunidade

Na assembleia da associação dos residentes do condomínio provincial Midori-machi em Nishio um brasileiro levantou a mão para ser o contador.

Brasileiro (à dir.) na assembleia da associação dos residentes (Chunichi)

No condomínio provincial (Ken-ei Jutaku) Midori-machi, em Nishio (Aichi), residem 85 famílias em 3 prédios de apartamentos. Dessas 65% são de lares brasileiros, residentes desde a década de 1990.

Publicidade

Mas também residem japoneses, peruanos, chineses, filipinos, nepaleses e outros. No passado ocorreram problemas com a classificação do lixo, a não compreensão da associação dos residentes, churrasco na varanda e bagunça até tarde da noite.

A realidade de uns anos para cá a convivência entre os diferentes povos é mais harmoniosa, tanto que o peruano Cezar Hernani já foi presidente da associação de 2007 até 2009.

Brasileiro se manifesta

Na primeira quinzena de abril foi realizada uma assembleia na sala de reuniões do condomínio.

Para este ano fiscal faltava a pessoa encarregada de cuidar das contas. Eis que o brasileiro Mikio Ishioka, 56, levantou a mão.

É um trabalho de contabilidade para administrar o dinheiro coletado dos residentes e efetuar pagamentos das despesas das áreas comuns. A responsabilidade e o fardo são pesados. Até o ano fiscal anterior sempre um japonês assumiu isso. No entanto, com o envelhecimento da população, este ano não houve candidato.

Ishioka veio ao Japão em 1993 e trabalha como funcionário em tempo integral em uma empresa de autopeças. “Se eu fizer tudo adequadamente, a confiança nos estrangeiros aumentará e isso pode ligar à próxima pessoa”, declarou.

“A força dos estrangeiros é essencial”

De acordo com um ex-presidente por 12 anos, Kunihiro Kawabe, 67, ao longo do tempo veio pregando entre os compatriotas que “é absolutamente necessário vivermos juntos aqui”.

Os problemas mais graves ficaram no passado, os quais inspiraram ações como cartazes em outros idiomas e atividades conjuntas como a retirada dos matos.

Tanto que quando ocorreu um incêndio em um apartamento do terceiro andar, onde vive uma japonesa com dificuldade para se mover, foi salva por uma brasileira.

O atual presidente Tadao Aoki, 71, diz que “a força dos estrangeiros é essencial”. Os problemas sempre surgem mas o modo de pensar é outro.

“Levamos 30 anos para ultrapassar as barreiras das nacionalidades para formar uma comunidade de ajuda mútua. Continuaremos juntos nessa preservação”, disse Aoki.

Fonte: Chunichi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!