Como escrever Reiwa e o belo significado no Tibet

Aprenda a escrever os ideogramas do nome da nova era do Japão, na ordem correta, e saiba sobre o bom significado no idioma do Tibet.

Reiwa no quadro (Gabinete do Primeiro-Ministro)

Depois do anúncio sobre o nome da nova era do Japão, antes do almoço, na segunda-feira (1.º) as população queria saber como se escreve, tanto em kanji quanto na grafia romana.

Publicidade

Assim, não faltaram informações a respeito. A escrita japonesa tem uma ordem para cada traço. Para saber, assista ao vídeo produzido pela BuzzFeed.


Em relação à escrita na grafia romana. Nos documentos oficiais a escrita foi definida como Reiwa e não Leiwa como alguns pensavam.

No mesmo dia um outro post chamou atenção. O Gabinete de Sua Santidade o Dalai Lama para o Japão e a Ásia Oriental, chamado de Tibet House, divulgou um comentário que rapidamente se espalhou.

Segundo o gabinete a mesma pronúncia de Reiwa, no idioma do país do Dalai Lama, tem um significado muito bonito, de esperança.

O representante disse que ficou surpreso com a proximidade da pronúncia. “No Tibete, usamos diariamente, independentemente de idade ou sexo, para não perder a esperança, para não ficarmos entristecidos”, explicou.

“É uma palavra muito bonita. Desejo que no Japão, com a nova era que se inicia, muitas esperanças sejam criadas com vistas ao futuro”, expressou.

Escrita da palavra Reiwa em tibetano e a pronúncia grafada em katakana (post Twitter)

Fontes: BuzzFeed e divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Veja quais foram os outros cinco nomes considerados para a nova era do Japão

Publicado em 2 de abril de 2019, em Sociedade

Os seis finalistas foram selecionados porque os caracteres eram fáceis de ler e escrever, um critério considerado em nomes de eras imperiais.

Os seis nomes de era propostos (NHK)

A NHK divulgou os cinco nomes considerados que não foram selecionados para representar a próxima era imperial do Japão.

Publicidade

O governo anunciou na segunda-feira (1º) que a próxima era, a qual terá início em 1º de maio quando o príncipe herdeiro Naruhito ascender ao trono, será Reiwa.

Os outros cinco nomes considerados foram Eiko, Kyuka, Koshi, Banna e Banpo.

O governo selecionou os seis nomes candidatos a partir de propostas de especialistas. Após discutir sobre eles com um painel especial e os líderes de ambas as câmaras da Dieta na segunda-feira, o governo decidiu por Reiwa em uma reunião do Gabinete.

Os seis nomes candidatos foram selecionados porque os caracteres eram fáceis de ler e escrever, um critério considerado em nomes de eras imperiais.

O nome Eiko foi retirado da literatura clássica japonesa, enquanto Koshi é derivado tanto dos clássicos japoneses como chineses. Eles são ‘As Crônicas do Japão’ e ‘O Clássico da Poesia’ dos ‘Quatro Livros e Cinco Clássicos’, uma coleção que contém os ensinamentos básicos de Confúncio.

Clássicos chineses estão incluídos nas fontes para Kyuka, Banna e Banpo.

O governo disse que não vai revelar o nome da pessoa que propôs Reiwa, mas acredita-se que seja o estudioso literário Susumu Nakanishi. Ele é especialista em Manyoshu, a mais antiga antologia existente da poesia japonesa e fonte do nome selecionado.

Nakanishi é professor Emérito no Centro de Pesquisa Internacional para Estudos Japoneses.

Abaixo a lista com os seis nomes propostos na lista:

Kanji Leitura em Hiragana Leitura alfabética
令和 れいわ Reiwa*
英弘 えいこう Eiko
久化 きゅうか Kyuka
広至 こうし Koshi
万和 ばんな Banna
万保 ばんぽう Banpo
*Nome anunciado em 1º de abril de 2019

 

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!