Carlos Ghosn afirma ter sido colocado em cilada e é inocente

Publicado em 9 de abril de 2019, em Sociedade

Enquanto fortalece a suspeita de uso próprio de uma grande verba da Nissan para Omã, a esposa Carole disse que voltará da França e o vídeo de Ghosn foi a público.

Neste Artigo:
&nbspCarlos Ghosn afirma ter sido colocado em cilada e é inocente
Cena do vídeo gravado por Ghosn, exibido na terça-feira

Na segunda-feira (8) Carole Ghosn, 52, deu uma entrevista para uma emissora de rádio na França, depois de ter ‘escapado’ da investigação dos promotores japoneses.

Publicidade

Ela disse que depois de investigar algo naquele país para ajudar seu marido, Carlos Ghosn, 65, vai retornar ao Japão para ficar do lado dele e deu a entender que pretende atender ao interrogatório da promotoria.

Enquanto isso a imprensa japonesa soube na terça-feira (9) que a verba da Nissan enviada para o representante de Omã, era de uma conta chamada de “despesas confidenciais”. A verba teria sido desviada para as empresas da esposa e filho por ordem do próprio Ghosn, causando prejuízos financeiros à montadora, na ocasião em que ainda era presidente do conselho.

&nbspCarlos Ghosn afirma ter sido colocado em cilada e é inocente
Carlos Ghosn e sua esposa Carole (ANN)

Segundo a equipe especial da promotoria analisa, Ghosn teria se apossado dessa verba para desvio pessoal. Além disso teria pedido para um advogado libanês, seu amigo, para abrir empresa fantasma, teria descoberto a equipe de promotores.

O filho Anthony, disse para a reportagem da FNN que nega ter recebido verba para sua empresa Shogun. A promotoria considera ouvi-lo também, além da esposa Carole.

Vídeo gravado antes de ser preso

O advogado Junichiro Hironaka realizou uma coletiva de imprensa, conforme prometido, às 15h, em Tóquio, no Clube dos Correspondentes Estrangeiros, na terça-feira, para apresentar um vídeo gravado antes de Ghosn ser preso pela quarta vez.

O vídeo foi gravado para a coletiva que estava preparada para 11 deste mês, mas ele foi preso em 4. Depois do advogado conversar com Ghosn, decidiram apresentá-lo na coletiva. Como foi gravado antes não menciona nada sobre a suspeita Omã.

Os nomes foram cortados do vídeo de 2 minutos, pelos advogados, para não prejudicar o cliente.

“Sou inocente de todas as acusações”, começa Ghosn. “Amo o Japão e amo a Nissan, onde trabalhei por 20 anos”, disse, enfatizando que veio em 1999. Explicou sobre o sucesso da empresa e da contribuição para a economia japonesa.

“Ninguém trabalha para uma empresa sem amor, sem comprometimento e resultado”, disse.

Ele disse que tudo isso é uma conspiração por causa do desejo pela independência da Nissan.

Advogado fala sobre a 4.ª prisão

Hironaka disse que vê problema na quarta prisão de seu cliente, pois não se trata de uma suspeita nova, já estava dentro dos motivos anteriores. Não compreende porque foi preso pois estava cumprindo sua liberdade condicional dentro das imposições do tribunal.

&nbspCarlos Ghosn afirma ter sido colocado em cilada e é inocente
Advogado Junichiro Hironaka (ao vivo)

Portanto, ele vê como pressão sobre Ghosn, pois isso provoca sérios danos psicológicos e físicos. O que os promotores especiais querem é incriminar o seu cliente.

A bancada de advogados vai entrar com uma petição no tribunal para a sua liberação, na quarta-feira (10).

Também foram apreendidos vários elementos que não tem nada a ver com a prisão de Ghosn, como passaporte e telefone celular da esposa, além da câmera de segurança e outros do apartamento, pouco depois das 5h. O que tem que ser evidenciado é que ele não poderia ter nada (provas) em seu apartamento, já que estava em liberdade condicional.

Todas essas atitudes da promotoria ferem o processo, por isso, o judiciário japonês tem sido comentado fora do país.

Assista ao vídeo em inglês com legenda em japonês.

Fontes: ANN, JNN, FNN e ZakZak


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!