Trufa ou diamante negro, está sendo desenvolvida em Gifu

Publicado em 4 de março de 2019, em Sociedade

A trufa negra, a iguaria mais cara do mundo, está sendo desenvolvida em um laboratório de pesquisa. Quem sabe, em breve, o Japão também produção.

Neste Artigo:
&nbspTrufa ou diamante negro, está sendo desenvolvida em Gifu
Pratos requintados como o foie gras, à esq., trufas no meio e omelete com lascas do diamante negro (Wikipedia e Flickr)

A trufa negra é a iguaria mais cara do mundo. No Japão, importada da Europa, chega a custar 300 mil ienes o quilo.

Publicidade

Não se trata do chocolate, mas de uma variedade de cogumelos, os quais são encontrados na floresta com ajuda de cães e porcos.

&nbspTrufa ou diamante negro, está sendo desenvolvida em Gifu
Imagem ilustra a simbiose e como são encontradas com ajuda de cães e porcos (CTV)

Amada pelos chefs franceses, umas lascas de trufa são suficientes para dar um aroma e sabor especiais ao prato. E, claro, o preço fica bem salgado.

A produção da trufa ainda é um mistério. Sabe-se que ela nasce e se desenvolve sob a terra, em simbiose com as raízes de árvores. A ciência ainda não descobriu como isso ocorre, o que torna a trufa ainda mais preciosa, chamada de diamante negro da cozinha.

Combinada com foie gras – fígado do ganso alimentado à exaustão – o prato é puro requinte. Mas também acompanha risotos, pastas, omeletes e outros. As lascas sobre os pratos quentes dão um aroma irresistível.

&nbspTrufa ou diamante negro, está sendo desenvolvida em Gifu
Pato fatiado e fígado de ganso (ou pato), ambos com trufas (Wikipedia)

Tesouros na floresta

Há 13 anos, Satoru Hirata, residente em Mitaka-cho (Gifu) encontrou trufas na floresta. Ele mandou examinar e foram confirmadas que se tratavam de trufas negras. Infelizmente, Hirata não pôde contar onde foi por questão de sigilo e para que a floresta não seja destruída.

&nbspTrufa ou diamante negro, está sendo desenvolvida em Gifu
As encontradas em Mitake-cho (CTV, cedidas pelo laboratório)

Já foram encontradas em outros locais do Japão, mas ainda continuam sob mistério. Tampouco se conseguiu desenvolvê-las em escala.

Trufa no projeto em Gifu

Há um laboratório tentando produzi-las. Um laboratório de Mino (Gifu) está em desenvolvimento, a fim de não depender da importação dessas preciosas iguarias.

Nas raízes das mudas de árvores os pesquisadores introduzem um determinado fungo. Depois replantam nas florestas e nas calçadas. O pesquisador explicou para a reportagem da CTV que usa o mesmo método dos laboratórios da Europa. Talvez por conta do clima e da diferença do solo ainda não encontrou estabilidade no desenvolvimento delas.

No quarto ano da pesquisa laboratorial espera-se atingir a meta em 7 anos, pois é esse o tempo para que se transformem em trufas, na Europa.

Há uma esperança para que esse projeto seja bem sucedido. Assim, quem sabe, no futuro próximo, as trufas poderão ser adquiridas um pouco mais em conta no Japão.

Fonte: CTV 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão