Sonda japonesa pousa com sucesso no asteroide Ryugu

A JAXA disse que a sonda espacial pousou no asteroide Ryugu e começou a coletar amostras de rochas.

A sonda foi lançada em 2014 e chegou acima do Ryugu em junho do ano passado (NHK)

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão – JAXA disse que a sonda espacial pousou no asteroide Ryugu e começou a coletar amostras de rochas.

Publicidade

De acordo com a JAXA, ela recebeu dados por volta das 8h desta sexta-feira (22). A Hayabusa 2 começou a descida em direção ao Ryuga um pouco antes das 13h de quinta-feira (21) de uma altitude de 20 mil metros.

A sonda especial alterou para o modo autônomo de pouso por volta das 7h a cerca de 500 metros acima do asteroide. Ela usou sensores para calcular sua posição e manobrou no ponto de pouso.

Funcionários da JAXA comemoram o pouso (NHK)

A Hayabusa 2 tem um dispositivo de coleta de rocha, de cerca de um metro de comprimento, que se estende de sua parte inferior e entra em contato com a superfície do asteroide durante o pouso.

Oficiais da JAXA dizem que os procedimentos de coleta de rochas levam apenas alguns segundos e que a sonda está programada para decolar prontamente e retornar a uma altitude de 20 mil metros assim que terminados.

A JAXA planeja realizar mais uma ou duas missões similares antes da Hayabusa 2 deixar o asteroide para sempre em novembro ou dezembro deste ano. A sonda deve retornar a Terra no ano 2020.

A sonda foi lançada em 2014 e chegou acima do Ryugu em junho do ano passado. O asteroide está a cerca de 300 mil quilômetros da Terra.

O Ministro da Ciência, Masahiko Shibayama, frisou que a Hayabusa 2 está atraindo atenção significante no exterior. Ele elogiou a missão por demonstrar a proeza tecnológica do Japão ao mundo.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Saiba sobre ‘kafunsho’ ou alergia ao pólen e tome medidas preventivas

Publicado em 22 de fevereiro de 2019, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

A primavera é bem-vinda, ainda mais com as temperaturas mais amenas. Mas, com ela vem os pólens do cipreste e cedro, altamente alérgenos. Veja as medidas.

Pólens de pinheiros causam alergia chamada polinose ou kafunsho em japonês (arquivo)

Essa alergia chamada kafunsho (花粉症, literalmente doença proveniente dos pólens), é chamada de polinose, febre do feno ou rinoconjuntivite alérgica sazonal.

Publicidade

Estima-se que 25% da população japonesa tenha essa alergia. Na União Europeia a média se situa entre 10 a 25% da população e nos EUA estima-se que seja 10% também.

Ela ocorre como resultado de uma exagerada reação do sistema imunológico a algo aparentemente inofensivo, ao qual se dá o nome de alérgeno. O organismo julga essa presença estranha para ele e produz uma resposta inflamatória.

Aí surgem sintomas como os da gripe, com coriza, irritação nos olhos, dor de cabeça, coceiras nos ouvidos, nariz e garganta, espirros, cansaço e dificuldade de respiração. Tem dificuldades para dormir por causa do nariz entupido e do desconforto.

Isso tudo baixa o rendimento escolar e também no trabalho, sendo uma época de transtorno no cotidiano. Mas é uma doença que não deixa sequelas.

No entanto, se os sintomas forem graves, especialmente nos dias de sol, a recomendação é procurar um otorrinolaringologista (耳鼻咽喉科, lê-se jibi-inkoka) ou especialista em alergia. A recomendação é de não se automedicar. Deve usar somente medicamentos prescritos pelo médico.

Em casos mais amenos podem ser tomados cuidados dentro de casa e consigo mesmo para se prevenir.

Medidas dentro de casa e no carro

  • Os pólens estão no ar durante o dia, por isso, evite de estender as roupas e o futon sob a luz do sol
  • Feche bem as portas e janelas para impedir a entrada deles
  • Antes de entrar em casa, bata a roupa. Retire a capa ou o agasalho no hall de entrada quando chegar da rua
  • Mantenha a casa bem limpa, usando aspirador de pó
  • A roupa de cama e banho devem ser bem limpas, especialmente o travesseiro
  • Evite produtos de limpeza com cheiro forte
  • Não deixe o pet (cão ou gato) entrar no quarto de dormir
  • Lave os cabelos todos os dias para remover os pólens
  • Use purificador de ar em casa e no escritório
  • Mantenha o carro limpo e vidros fechados ao dirigir
  • Instale um filtro para usar o ar-condicionado no carro
  • Ao sair use máscara, spray, óculos de proteção e chapéu
  • Ao chegar da rua lavar bem as mãos, fazer gargarejo e passar água no rosto

Medicamentos e tratamento

Se dirige, opera máquinas no trabalho ou estuda fale isso para seu médico antes dele prescrever o medicamento. Dependendo do princípio ativo pode causar sonolência. São antialérgicos e anti-histamínicos.

Outro detalhe importante é perguntar se pode ingerir bebida alcoólica, pois em geral, não é recomendável tomar uma cerveja ou vinho.

Há outros tipos de tratamento como a imunoterapia, com injeção subcutânea, com efeitos colaterais, por isso é feita somente para crianças acima da idade do primário.

Também há um método cirúrgico chamado 後鼻神経切断術 (kobin shinkei setsudan-jutsu), no qual se corta um nervo nasal. É preciso consultar o otorrinolaringologista especializado.

Fontes: Kyowa-Kirin, Tenshin Hospital e Omron

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!