Passa de 140 javalis infectados com peste suína em Gifu

Mais 9 javalis silvestres foram encontrados mortos na província de Gifu, sendo que em Mino foi a primeira vez.

Javali silvestre (Pixabay)

O governo da província de Gifu informou na quarta-feira (13) que 9 javalis silvestres encontrados em 4 cidades e vilas estavam infectados com peste suína clássica.

Publicidade

Todos esses javalis foram capturados pelas armadilhas montadas pelos caçadores da província. As armadilhas foram colocadas nas montanhas e nas lavouras no período de 10 a 12 deste mês. Foram capturados em Mino e Yaotsu-cho, no total de 2 cidades e 2 vilas.

Em Mino foi a primeira vez e as autoridades informaram que todos os resultados dos exames foram positivos. Assim, sobe para 142 o total de javalis mortos pela doença.

Na província vizinha, Aichi, o problema é grave. Em Tahara mais de 1,2 mil porcos de uma suinocultura foram sacrificados na quarta-feira. Foi o terceiro criadouro onde se constatou febre suína.

Fontes: Sankei e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

De 11 pinguins 8 morrem no Aquário de Himeji

Publicado em 14 de fevereiro de 2019, em Sociedade

Os pinguins morreram sequencialmente no aquário municipal e a causa não foi o vírus da influenza da gripe aviária, como se suspeitou. Veja o motivo.

Imagem cedida pelo Aquário Municipal de Himeji

O Aquário Municipal de Himeji (Hyogo) tinha 11 pinguins, os quais são atração dos visitantes. No entanto, na manhã de quarta-feira (13) somente 3 estavam no local.

Publicidade

Em 24 e 25 de janeiro os visitantes informaram a gestão do aquário que os pinguins estavam estranhos. São da espécie pinguim-de-humboldt, nativa da América do Sul, com plumagens de cores branca e negra.

No dia 24 o aquário perdeu 6 deles e no dia seguinte, mais 2. Suspeitando de gripe aviária foram realizados exames, cujos resultados foram negativos.

A equipe decidiu pedir a um veterinário para fazer novos exames e foi constatada congestão de órgãos de todo o corpo, considerado como um distúrbio cardiovascular.

A causa foi descoberta. Foi o excesso de sal na ração que matou as aves. Anteriormente eram dados como ração o peixe carapau (aji, em japonês), crus e colocado dentro de uma vasilha com água marinha.

Mas decidiu mudar para sardinha, em 24 do mês passado. Como as sardinhas cruas, se deixadas dentro da água marinha, sua carne se decompõe, decidiu-se polvilhar sal ao invés de marinar.

Acredita-se que morreram pela ingestão excessiva do sal. Desde então a quantidade de sal está sendo controlada.

Fontes: Kobe Shimbun e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!