Jornada de 17h/dia das birmanesas para ganhar ¥150 mil

O drama do trabalho escravo das 5 birmanesas que trabalhavam mais de 15 horas por dia, mesmo sendo estagiárias técnicas, foi para justiça trabalhista.

As 5 estagiárias técnicas birmanesas na coletiva de imprensa (Mainichi)

Na tarde de quarta-feira (27) cinco birmanesas, todas estagiárias técnicas, realizaram uma coletiva de imprensa para relatar sobre as mais de 15 horas de trabalho diário. Começavam às 7h e não tinham horário para encerrar o expediente, conforme mostraram em vídeos.

Publicidade

Foram acolhidas pelo Sindicato dos Birmaneses Residentes no Japão e entraram com queixa na Delegacia da Inspeção das Normas Trabalhistas de Toyohashi (Aichi).

De 15 a 17 horas por dia

Elas vieram do Miyanmar ao Japão em 2017 e desde então trabalharam em uma empresa agrícola de produção de perila (shiso ou ooba, em japonês), de Toyohashi. O trabalho das 5 era separar, fazer maços de 10 e empacotar as folhas de perila.

A jornada era extensa. Começava às 7h e ia até as 15h30 com um intervalo para almoço. Depois retomavam às 17h e seguia até mais de meia-noite. Havia dias em que trabalhavam 17 horas.

Relógio, ao fundo, mostra que passa da meia-noite, no empacotamento de folhas de perila (cedidas)

Se conseguissem fazer 3 mil pacotes mensais o salário era de 96 mil ienes. Mas a empresa pedia que cada uma produzisse pelo menos 4 mil pacotes mensais.

O que elas conseguiam obter como salário era na faixa de 100 a 150 mil ienes. Enquanto o salário mínimo em Aichi é de 898 ienes, se fizer as contas as trabalhadoras ganhavam na faixa de 200 a 300 a hora. Muito inferior ao determinado pela lei.

“Vida mais humana”

Por outro lado a empresa empregadora nega dizendo que elas não trabalhavam à noite, mas elas apresentaram as anotações dos horários trabalhados.

“Nossa resistência física caiu pelo pouco tempo de sono. Queremos ter uma vida mais humana”, contestou uma delas.

“Vim ao Japão para desenvolver tecnologia agrícola, mas sofri uma ferida emocional que não consigo expressar em palavras”, lamentou outra vítima do Miyanmar.

O sindicato entrou com pedido de pagamento das diferenças salariais, o que varia de 1,5 a 3 milhões por pessoa.

Fontes: Tokai TV e Mainichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Luxuosa Starbucks Reserve Roastery será inaugurada no Japão

Publicado em 27 de fevereiro de 2019, em Sociedade

A luxuosa Starbucks Reserve Roastery Tokyo de quatro andares, que inclui um bar e um lounge, será inaugurada em 28 de fevereiro.

A gigante da rede de café já abriu roasteries em Nova York, Seattle, Milão e Xangai (banco de imagens)

A Starbucks informou nesta quarta-feira (27) que vai inaugurar uma roastery luxuosa, de quatro andares, na central de Tóquio, que inclui um bar e um lounge, sua quinta loja do tipo no mundo.

Publicidade

A Starbucks Reserve Roastery Tokyo será inaugurada na quinta-feira (28) no badalado distrito de Nakameguro. O arquiteto japonês Kengo Kuma, conhecido por desenvolver o Estádio Olímpico Nacional da Tóquio 2020, estava envolvido no projeto.

A gigante da rede de café já abriu roasteries em Nova York, Seattle, Milão e Xangai.

Interior da Starbucks Reserve Roastery em Seattle, Washington, nos EUA (banco de imagens)

No cardápio serão oferecidos o cold brew, feito de grãos de café envelhecidos em um barril de uísque, ao preço de 1.200 ienes e vodka Martini com adição de licor de cacau por 2.000 ienes.

Antes da inauguração de quinta-feira, o café foi apresentado à mídia para mostrar como os clientes poderão desfrutar de mais de 100 tipos raros de café e chás, assim como coquetéis e outros produtos.

De acordo com a Starbucks, a nova loja em Tóquio deve se tornar o primeiro local de treinamento da empresa no Japão para profissionais do café certificado pela Specialty Coffee Association.

https://www.youtube.com/watch?v=pa-ucud4CO4&feature=youtu.be

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!